Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria Municipal avalia serviços prestados à comunidade
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08/07/2015

Ouvidoria Municipal avalia serviços prestados à comunidade

Relatório mensal, que aponta um índice geral de satisfação de 88,27%, foi entregue pela ouvidora da Prefeitura ao prefeito Polis e à enfermeira coordenadora da UBS Progresso

Ouvidoria Municipal avalia serviços prestados à comunidade
Ouvidoria Municipal avalia serviços prestados à comunidade

Relatório mensal, que aponta um índice geral de satisfação de 88,27%, foi entregue pela ouvidora da Prefeitura ao prefeito Polis e à enfermeira coordenadora da UBS Progresso

Durante essa segunda-feira (6) o prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu da ouvidora do município, Michele Onhatte, o relatório mensal de atividades da Ouvidoria da Prefeitura, com os dados de junho de 2015, bem como do primeiro semestre do ano.
Em sua análise, o prefeito destaca que a Ouvidoria é um canal de comunicação imprescindível para o bom andamento da gestão pública municipal. “Através desse diagnóstico sabemos exatamente onde precisamos melhorar para que a comunidade de Erechim receba a atenção devida. Nesse relatório em especial, destaque para a área de saúde que merece resoluções imediatas para que a nossa população tenha à sua disposição serviços de saúde gratuitos e de qualidade”, ressalta Polis.
“O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua o prefeito.

Canal de comunicação entre comunidade e prefeitura
Criada para ser um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pelo Governo de Erechim, a Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM), realizou no primeiro semestre de 2015 um total de 11.693 mil contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços da Prefeitura – que obtiveram índice de satisfação de 88,27%.
Para a ouvidora municipal, vale ressaltar que o grande objetivo do trabalho realizado é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público. “Ainda, registramos nesses primeiros seis meses 2.056 demandas recebidas da comunidade, onde obtivemos 81,81% de resolução positiva para as questões levantadas pela comunidade”, explica Michele Onhatte.

Destaque para a saúde
Conforme esclarece Michele, a Ouvidoria recebe, analisa e encaminha todas as manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica de forma imediata o parecer do Poder Executivo para o cidadão.
“A pedido do prefeito, realizamos durante a tarde dessa segunda-feira (6) a entrega direta do relatório mensal para a enfermeira coordenadora da UBS Progresso, Sônia Ferreira, com o objetivo de ampliarmos o nosso diálogo com todos os setores da Prefeitura. Mensalmente, o relatório é entregue ao Chefe do Executivo e a todos os secretários de Governo que devem repassar as informações aos colaboradores responsáveis para solucionar as demandas levantadas pela nossa população”, frisa a ouvidora.
Para os próximos meses, as UBSs do município passarão a receber o relatório da Ouvidoria, bem como realizarão análise em conjunto com o órgão do Governo Municipal para que as necessidades da comunidade de Erechim, em especial relacionadas à saúde, sejam solucionadas com mais rapidez e eficácia. “A exemplo da UBS Progresso, o índice de satisfação ficou em 86%. Porém, recebemos 14 reclamações, 28 manifestações com sugestões e 6 manifestações com elogios aos serviços prestados. Para isso, devemos analisar, planejar e desenvolver as melhorias que estiverem ao alcance do Poder Público para que possamos evoluir como prestadores de serviços”, esclarece Michele.
“A Ouvidoria é um mecanismo para verificar como a população está enxergando os serviços prestados pelo município, buscando maior resolutividade e aprimoramento nos locais com maior fragilidade. As instituições públicas têm o dever de controlar e oferecer melhores serviços diante de ocorrências, sejam elas positivas ou negativas e prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade”, conclui a ouvidora do município.