Prefeitura Municipal de Erechim - CRAS terão horário de funcionamento ampliado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9940/cras-tero-horrio-de-funcionamento-ampliado

30/06/2015

CRAS terão horário de funcionamento ampliado

Serviços irão funcionar das 8h às 17h sem fechar ao meio dia

CRAS terão horário de funcionamento ampliado

Serviços irão funcionar das 8h às 17h sem fechar ao meio dia

Os Centros de Referência em Assistência Social 1, 2 e 3 localizados respectivamente nos bairros Progresso, Linho e Presidente Vargas passam a atender das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

“Ampliamos o funcionamento dos CRAS e do CREAS para atender as demandas da população. Esses serviços ficam à disposição inclusive ao meio dia e nossos profissionais estarão trabalhando em horários diferenciados para que nossa comunidade seja assistida da melhor forma possível”, declara a secretária de Cidadania, Dolores Golin.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS também atenderá no mesmo horário dos CRAS. Lembrando que o CREAS está funcionando atualmente na Rua Pedro Alvares Cabral, 876.

O que é o CRAS
O CRAS é a porta de entrada para os programas sociais funcionando como um “braço” da Secretaria Municipal de Cidadania. É uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.


Serviços ofertados:
Orientação; acompanhamento; encaminhamento para a rede de serviços sócio assistenciais; benefícios eventuais; grupos de convivência; inclusão nas atividades coletivas específicas do CRAS; acompanhamento às famílias do Programa Bolsa Família e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC; encaminhamento de documentos; visitas domiciliares; articulações institucionais; visitas institucionais; reuniões intersetoriais e de articulação.

Formas de acesso ao CRAS:
Os serviços e ações ofertados no CRAS são acessados por demanda espontânea das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnico-racial, de gênero ou por deficiências, dentre outras), pela busca ativa de famílias feita pelos técnicos e, ou, o encaminhamento realizado pela rede sócio assistencial e pelos serviços das demais políticas públicas.