Prefeitura Municipal de Erechim - Secretários regionais discutem aumento do Custo Aluno Qualidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9928/secretrios-regionais-discutem-aumento-do-custo-aluno-qualidade

25/06/2015

Secretários regionais discutem aumento do Custo Aluno Qualidade

Situação da Educação na região é debatida em reunião do CONSEME/AMAU

Secretários regionais discutem aumento do Custo Aluno Qualidade
Secretários regionais discutem aumento do Custo Aluno Qualidade

Situação da Educação na região é debatida em reunião do CONSEME/AMAU

Um encontro realizado nesta terça-feira (23) reuniu na Secretaria Municipal de Educação de Erechim 26 secretários municipais integrantes do CONSEME/AMAU. Na reunião foram debatidos assuntos como a paralização das obras das novas escolas de Educação Infantil, Educação Básica e a criação de um Sistema Municipal de Cultura.

A reunião foi coordenada pelo secretário DE Educação de Erechim, Alderi Oldra, presidente da CONSEME/AMAU. Com orientação da coordenadora adjunta da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Clarice Maronese foi discutido com os Secretários da região a possibilidade de pensar num Regime de Colaboração entre Estado e Municípios para o atendimento da Educação Básica, onde seja pensada uma proposta que os Municípios atendam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais e o Estado o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, ou uma proposta colaborativa conforme a peculiaridade de cada um.

Na reunião, o Secretário da Cultura, Esporte e Turismo, de Erechim, Rodrigo Alves Pereira, destacou a importância dos Municípios organizarem o Sistema Municipal de Cultura, que em Erechim já é uma realidade. Isso contribui muito na Gestão da Cultura, como também abre a possibilidade de transferência de verbas para o Fundo Municipal de Cultura, uma Política Pública que vem contribuir com o desenvolvimento do Município.

O Vice-Presidente do CONSEME/AMAU, Arnaldo Putrick, relatou os encaminhamentos da reunião mensal dos Secretários, realizada em Porto Alegre, no dia 11 de junho, a qual pautou as demandas da Educação Infantil e as obras de novas escolas de Educação Infantil, de responsabilidade da Empresa MVC que estão paralisadas nos diferentes Municípios.

Na ocasião, o Secretário Alderi Oldra, fez a socialização do 15º Fórum dos Dirigentes Municipais, realizado entre os dias 15 a 19 de junho, na Bahia. Dentre os assuntos abordados, destaca-se: a nova direção da UNDIME Nacional; elaboração e atualização dos Planos de Carreira; CAQi - Custo Aluno Qualidade Inicial; CONVIVA e a Carta Pública redigida pelos Secretários Municipais com preocupações da Regulamentação do PNE, corte do Orçamento do Ministério da Educação, Regulamentação do repasse dos recursos dos Royalties, Base Nacional Comum, Lei de responsabilidade Fiscal e Autonomia da Gestão da Educação Municipal.

“A reunião foi fundamental pelas discussões produzidas pelos Secretários, que tem a preocupação de assegurar um atendimento educacional de qualidade na Região Alto Uruguai”, enfatiza Oldra.