Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae juntos pelo crescimento de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9927/secretaria-de-desenvolvimento-e-sebrae-juntos-pelo-crescimento-de-erechim

25/06/2015

Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae juntos pelo crescimento de Erechim

Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios e compras governamentais foram pautas do encontro

Secretaria de Desenvolvimento e Sebrae juntos pelo crescimento de Erechim

Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios e compras governamentais foram pautas do encontro

Na tarde de terça-feira (23) gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae estiveram reunidos para tratar sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Estiveram presentes o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tales Manhabosco, os colaboradores da Secretaria Tiago Lando (Divisão de Alvarás e Fiscalização), Celso Spivakoski e Aline Pansera (Junta Comercial), Vagner Zeizer e Marcio de Mattos (Balcão do Empreendedor) e Gleison Soletti (agente de Desenvolvimento Local).
Também, o secretário Adjunto de Administração, Itamar Dal Alba e a diretora de Compras e Licitações Miriam Flach. Representando o Sebrae, participaram do encontro os gestores técnicos da área de Políticas Públicas, Patric Strapazzon, Janaína Medeiros e Márcia Ferran de Souza.

Simplificando a burocracia
De acordo com os técnicos do Sebrae, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), tem como objetivo facilitar tanto na abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.
Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento, Tales Manhabosco, esse projeto em parceria entre poder público e Sebrae busca simplificar e diminuir o tempo e o custo para a abertura de empresa, além de promover a desburocratização, buscando impulsionar novos negócios, fomentando a economia da região.
“O Sebrae já é nosso parceiro e buscamos ampliar essa parceria. Com serviços interligados nas esferas federal, estadual e municipal, a Redesim reduz a burocracia e contribui para a formalização das empresas. Esse sistema integrado permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando e reduzindo os procedimentos”, explica Tales.

Compras governamentais
Ainda, a reunião oportunizou o debate sobre compras governamentais com foco em ampliar o mercado para os pequenos negócios na esfera municipal de forma sustentável e que seja favorável ao desenvolvimento da economia local.
“Nosso trabalho busca promover ações para democratizar e fomentar o mercado de compras públicas municipais, através da capacitação do poder público para a implementação das políticas de compras municipais. Para isso, o nosso foco também será a capacitação dos microempreendedores e empresários para que os mesmos possam participar dos processos licitatórios”, pontua o secretário adjunto.