Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Educação capacita professores para o censo escolar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9925/secretaria-de-educao-capacita-professores-para-o-censo-escolar

24/06/2015

Secretaria de Educação capacita professores para o censo escolar

Secretaria de Educação capacita professores para o censo escolar
Secretaria de Educação capacita professores para o censo escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd), através da Diretoria de Informática Educativa reuniu, nesta semana as diretoras e responsáveis pelo Censo Escolar nas Escolas do Sistema Municipal de Ensino. O objetivo foi orientar as professoras sobre à 1ª Etapa do Censo Escolar, o chamado Educacenso.

O treinamento para o Educacenso, que neste ano teve o prazo geral prorrogado pelo Ministério de Educação até agosto foi ministrado pela Diretora de Informática Educativa Márcia Silva e pelo Coordenador Técnico do Setor de Informática Neumar Cardoso. O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep.

“As informações são utilizadas para traçar um panorama da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Além disso, os dados coletados contribuem para a elaboração de indicadores educacionais, como o IDEB”, explica Márcia Silva.

O Censo é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional.

 “Cada diretora de escola é responsável pela coleta de dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, total de alunos, movimento e rendimento escolar, bem como o envio dos mesmos através do sistema online. Sem o levantamento preciso e o envio destas informações exigidas pelo MEC, não é possível o recebimento de recursos para capacitação de professores, merenda escolar, e outros benefícios necessários à Educação,” afirma o Secretário de Educação Alderi Oldra.