Prefeitura Municipal de Erechim - Plano Municipal de Educação é encaminhado para aprovação do Legislativo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9890/plano-municipal-de-educao--encaminhado-para-aprovao-do-legislativo

12/06/2015

Plano Municipal de Educação é encaminhado para aprovação do Legislativo

Projeto foi construído com o trabalho de mais de 3 mil pessoas

Plano Municipal de Educação é encaminhado para aprovação do Legislativo

Projeto foi construído com o trabalho de mais de 3 mil pessoas

Cerca de 150 reuniões, entre registradas e informais, e mais de 3.000 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com um único propósito: construir o Plano Municipal de Educação de Erechim.
O projeto, que é composto por 20 metas, alinhadas ao Plano Estadual e ao Plano Nacional de Educação, deverá ser votado pela Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira (15) e inclui Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, formação e valorização dos professores e financiamentos.

Obrigatoriedade legal
A partir da Lei Federal Nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, todos os municípios devem elaborar ou adequar os seus Planos Municipais de Educação. O município constituiu uma Comissão Geral composta por 60 representantes da comunidade educacional do território de Erechim para pensar o projeto. Este grupo debateu com a apoio de diferentes instituições educacionais, as metas e as estratégias locais. As diretrizes devem orientar a Educação para os próximos dez anos.
“Os gestores poderão até mudar, mas o plano será o mesmo para 10 anos, por isso a sociedade esteve tão envolvida neste processo. Participaram representantes das secretarias de Educação e da Fazenda, do Conselho Municipal de Educação, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, das escolas municipais e particulares, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho da Alimentação Escolar, Conselho do FUNDEB, SIME, instituições de ensino superior públicas e privadas (presenciais e a distância), Conselho Tutelar, pais estudantes, SIMPRO e CPERS/Sindicato”, explica o secretário municipal de Educação, Alderi Oldra.

Conferência reuniu mais de 400 pessoas e aprova PME
No último dia 25 de maio mais de 400 pessoas entre professores, estudantes, representantes de entidades e comunidade referendaram o Plano Municipal de Educação durante a Conferência de Educação, realizada no Centro Cultural 25 de Julho.
Na noite a professora e especialista em gestão pública, Márcia Carvalho, de Caxias do Sul destacou a importância do trabalho em conjunto para implantar as diretrizes do Plano em todo país. “Na Educação só se ganha campeonato com trabalho em equipe. O Plano Municipal é assim também, tudo foi pensado junto e agora deve ser posto em prática com a atuação de todos”, sentencia a palestrante.
Das metas que o Plano Nacional de Educação exige, a primeira delas, que é de atender 50% das crianças de zero a três anos, Erechim já cumpre em 2015 – com nove anos de antecedência. Já a meta de atender estudantes com idade acima de 4 anos, o município oferece vagas para todos.