Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha de Eletrônicos recolhe mais de 40 toneladas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9884/campanha-de-eletrnicos-recolhe-mais-de-40-toneladas

10/06/2015

Campanha de Eletrônicos recolhe mais de 40 toneladas

Atividade integrou a programação da 14ª Semana Municipal do Meio Ambiente. Desde o início, a campanha, que está na 8ª edição, já recolheu mais de 250 toneladas de lixo eletrônico

Campanha de Eletrônicos recolhe mais de 40 toneladas

Atividade integrou a programação da 14ª Semana Municipal do Meio Ambiente. Desde o início, a campanha, que está na 8ª edição, já recolheu mais de 250 toneladas de lixo eletrônico

A 8º edição da Campanha para Recolhimento de Eletrônicos contabilizou mais de 40 toneladas de material arrecadado. O número preciso será confirmado com a pesagem na empresa Recycle de Passo Fundo. A Secretaria de Meio Ambiente promove duas campanhas de recolhimento de eletrônicos por ano. Uma delas logo após o Natal, sendo realizada no mês de janeiro e outra durante a Semana de Meio Ambiente, em junho.
A campanha, que integrou as programações da 14ª Semana Municipal de Meio Ambiente, é realizada em parceria com a empresa recicladora, sem custo para o município. O município é responsável pela comunicação com a comunidade, bem como com a disponibilização de local para que as pessoas possam entregar os materiais. Já a empresa – Recycle – é responsável pela coleta e destinação adequada de todos os materiais arrecadados.

Destinação correta
“Os materiais eletroeletrônicos arrecadados, que terão a destinação correta e irão para reciclagem, terão todos os componentes reaproveitados”, explica o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi. “O meio ambiente é nosso, das atuais e das gerações vindouras. O compromisso e a responsabilidade com o planeta não são valores passiveis de delegação. Cada um deve assumir e adotar comportamentos responsáveis, de zelo, cuidado e amor com o planeta. Essa conduta deve ser um imperativo moral, um dado da nossa conduta que sinaliza claramente de que lado estamos neste jogo”, frisa o secretário de Meio Ambiente.
Materiais encontrados em área verde
De acordo com o secretário da pasta, durante os dias da Campanha, a Secretaria de Meio Ambiente recolheu diversos materiais eletroeletrônicos descartados em área verde. “A cidade e a comunidade de Erechim, sem dúvida, é um grande exemplo em questões ambientais, especialmente na realização desta campanha, que tem sido modelo para outros locais. Porém algumas pessoas ainda não se conscientizaram sobre o seu papel como cidadão, em especial com relação a preservação do meio ambiente”, frisa Mario.
“A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão. Cada um deve fazer a sua parte e é preciso termos a consciência de que preservar é cuidar da vida”, conclui o secretário de Meio Ambiente.