Prefeitura Municipal de Erechim - Ernesto Cassol é o homenageado da Semana da Pátria
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9833/ernesto-cassol--o-homenageado-da-semana-da-ptria

27/05/2015

Ernesto Cassol é o homenageado da Semana da Pátria

Professor recebeu convite da diretoria da LDN – Núcleo de Erechim

Ernesto Cassol é o homenageado da Semana da Pátria
Ernesto Cassol é o homenageado da Semana da Pátria

Professor recebeu convite da diretoria da LDN – Núcleo de Erechim

O professor Ernesto Cassol é o homenageado da Semana da Pátria 2015. Ele recebeu o convite durante encontro informal na URI Erechim, ocorrido no início do mês e que contou com a presença de membros da direção da LDN – Liga de Defesa Nacional/Núcleo de Erechim.

O presidente e capitão da BM, Maurício Paraboni Detoni, recordou que entre as funções da Liga está o de reconhecer o trabalho voluntário de muitas pessoas que fazem, de forma anônima e abnegada, o progresso do Brasil acontecer. “De forma unânime o nome do professor Cassol foi indicado para receber as homenagens pela sua contribuição intelectual, de forma silenciosa, com o desenvolvimento de Erechim e essa homenagem acontece no ano em que, em nível nacional, se comemora o centenário de nascimento do poeta brasileiro Olavo Bilac”, justificou.

Surpreso com a indicação, professor Cassol aceitou o convite tendo como testemunhas o professor Nédio Piran, e os demais integrantes da LDN/Núcleo de Erechim, Kátia Rossi, representando a Secretaria Municipal de Educação que apoia a realização da Semana da Pátria, Alan Bresolin e Miguel Gotler.


O homenageado

Ernesto Cassol nasceu na Capela Nossa Senhora da Saúde, hoje interior de Marcelino Ramos, mas na época era Distrito do Município de José Bonifácio (hoje Erechim). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1965) e em História pela Universidade Federal do Paraná (1970), tem mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1973).

Chegou a Erechim em 1971 a convite de Guilherme Barp. Atuou no Premem – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio na Escola Estadual Érico Veríssimo. Atualmente é professor pesquisador da URI Erechim, onde leciona há mais de 30 anos. Também é professor titular da Secretaria da Educação e Cultura e tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.