Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário de Segurança participa do Fórum de Direito da URI
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9771/secretrio-de-segurana-participa-do-frum-de-direito-da-uri

12/05/2015

Secretário de Segurança participa do Fórum de Direito da URI

Reforma Política é tema da primeira conferência do evento

Reforma Política é tema da primeira conferência do evento

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, participou da primeira conferência do Fórum de Direito da URI, realizada na segunda-feira (11). O diretor-geral do câmpus, professor Paulo José Sponchiado, lembrou a importância dos objetivos do Fórum, de abrir um espaço para debates e reflexões sobre temas relevantes de área, para ampliar os horizontes científicos dos participantes. Destacou, ainda, a relevância da Mostra Científica, que pontuou como essencial para o desenvolvimento de novos conhecimentos.
A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, participou da abertura do evento, que foi marcada por uma homenagem especial ao professor Marco Antônio Scheuer de Souza, que fez parte da congregação do Curso nos últimos 20 anos.

Reforma política
A primeira noite de atividades teve como discussão a reforma política. Inicialmente, o conferencista Ricardo Giuliani Neto discursou sobre a reforma política, questionando os acadêmicos para quê e para quem a reforma política deve ser feita, fazendo uma crítica quanto à forma como a informação tem sido acessada atualmente, em virtude do incremento de novas tecnologias. Em seguida, destacou que no mundo do Direito existem vidas e não apenas dados. “O mundo de informações instantâneas nos limitou algumas informações. Não somos todos iguais nessa sociedade, temos o direito de não sermos todos iguais”. Encerrando, Ricardo destacou que a reforma política é fazer com que os partidos sejam parte da sociedade sem as pretensões da hegemonia de justiça política.
O mesmo assunto foi tema de uma tribuna livre, discutida na sequência, também por Ricardo Giuliani Neto, juntamente com o secretário Municipal de Segurança de Erechim, Rafael Testa, os professores do Curso Rodinei Candeia e Glauber Serafini e a advogada e vereadora de Campinas do Sul, Andressa Battisti. A tribuna livre foi mediada pelo professor Gilmar Bianchi.