Prefeitura Municipal de Erechim - Com 213 focos de dengue, Prefeitura de Erechim alerta a população
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9745/com-213-focos-de-dengue-prefeitura-de-erechim-alerta-a-populao

06/05/2015

Com 213 focos de dengue, Prefeitura de Erechim alerta a população

Com aumento significativo nas últimas semanas, elevando para 213 focos, VISA intensifica campanha e pede novamente a colaboração das pessoas. Legislação será exercida rigorosamente

Com 213 focos de dengue, Prefeitura de Erechim alerta a população

Com aumento significativo nas últimas semanas, elevando para 213 focos, VISA intensifica campanha e pede novamente a colaboração das pessoas. Legislação será exercida rigorosamente

A Prefeitura, através da Vigilância em Saúde de Erechim (VISA), segue com a Campanha de Prevenção e Combate à Dengue no município. O diretor da VISA, Theodoro Tedesco, reforça a preocupação da Prefeitura para prevenção aos focos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, e afirma que a situação é muito preocupante.
“Nunca atingimos esse número de focos em Erechim. Temos hoje 213 focos do mosquito da dengue descobertos e eliminados, nove pessoas encaminhadas para investigação com suspeita da doença, sendo que duas ainda permanecem em observação e sete tiveram outro diagnóstico”, afirma o diretor da VISA.
A situação é de alerta, uma vez que o Índice de Infestação Predial está bastante alterado. “Hoje Erechim tem 100 pontos estratégicos de vistoria por parte dos agentes de combate a endemias da VISA, que atuam diariamente para que os focos descobertos sejam eliminados. Mesmo assim, sem a colaboração das pessoas, o trabalho dos agentes não será suficiente para que a situação seja controlada. O momento é preocupante e, um pouco do tempo de cada um pode fazer muito pela saúde de todos”, frisa Tedesco.
Em locais onde o foco é identificado pela primeira vez, o responsável será advertido. Já os reincidentes serão automaticamente multados. “Todos esses 213 serão advertidos e/ou multados, sem exceção. Não tem mais como sermos tolerantes especialmente com os locais reincidentes. A nossa missão enquanto Vigilância em Saúde é proteger a população de Erechim”, ressalta o diretor.
O Programa de Combate à Dengue em Erechim, desenvolvido pela Administração Municipal, tem como objetivo principal, evitar ocorrências de óbitos por dengue, bem como prevenir e controlar processos epidêmicos da doença, trabalhando sempre na prevenção e controle. Ao todo, são 35 agentes efetivos no serviço de campo para vistoriar cerca de 40 mil imóveis.

Levantamento da VISA sobre a dengue em 2015
Segundo a Organização Mundial de Saúde, para evitar novos focos, uma vez por semana os moradores devem fazer uma vistoria geral em suas casas, sendo que evitar o acúmulo de água é primordial. Conforme levantamento da Vigilância em Saúde de Erechim, 95% dos focos estão em residências e 5% nos pontos estratégicos (cemitérios, ferro velho, floriculturas).
“Vale ressaltar o trabalho incansável dos nossos agentes que, inclusive aos sábados estão realizando as vistorias, já que muitas residências foram encontradas fechadas durante a semana, em virtude de os moradores estarem nos seus respectivos trabalhos”, explica.
Destaque para uma constatação das equipes da VISA de que nas residências foi registrado um grande número de focos de dengue em lonas pretas. “A população utiliza as lonas pretas para proteger alguns locais nos seus pátios e quintais e, com acúmulo de água nas lonas e o sol aquecendo o material escuro, o local fica ideal para proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, alerta o diretor da VISA, pedindo novamente o apoio de cada cidadão de Erechim.