Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim em Dia de Guerra Contra à Dengue
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9635/erechim-em-dia-de-guerra-contra--dengue

07/04/2015

Erechim em Dia de Guerra Contra à Dengue

Dia D de Combate à Dengue foi marcado por atividades na Esquina Democrática e escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino

Dia D de Combate à Dengue foi marcado por atividades na Esquina Democrática e escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino

Nesta terça-feira (7) – Dia Mundial da Saúde – a comunidade de Erechim declarou ‘guerra’ contra à Dengue. Em um mutirão, que reuniu Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (VISA), além das escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino, diversas atividades foram realizadas para orientar a população e mobilizar todos os cidadãos para que façam a sua parte, acabando com os focos de dengue na cidade.

130 focos descobertos e eliminados
Hoje, Erechim registra 130 focos descobertos e eliminados, o que coloca a todos em alerta, já que o número tem aumentado constantemente desde o início do ano. Neste Dia D de Combate à Dengue as ações estiveram concentradas na Esquina Democrática, com saída programada dos agentes da VISA para serviço de campo de vistoria nos imóveis do município. Além disso, atividades lúdicas e informativas foram realizadas na avenida Maurício Cardoso e nas escolas.

Mutirão contra à Dengue
“Esse mutirão de Combate à Dengue vem em um momento crucial para o controle dos focos do mosquito no município. Hoje, Erechim registra 130 casos descobertos e eliminados, porém é preciso estar atento e trabalhar em parceria com toda a população da cidade”, pontua o diretor da VISA, Theodoro Tedesco. “Esse número é alarmante. Para termos um comparativo, em 2014, durante todo o ano foram 62 focos do Aedes Aegypti (eliminados)”, reforça o diretor da VISA, lembrando que a atividade do Dia D integra as programações da Semana Municipal da Saúde.
A Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. “Pedimos à população que também desempenhe o seu papel como cidadão responsável. Um pouquinho do tempo de cada um pode fazer muito pela saúde de todos”, frisa Tedesco, solicitando que as pessoas recebam o Agente de Saúde em suas casas e que sigam as recomendações dos profissionais.
“Evite água parada. É nela que o mosquito se reproduz. Juntos vamos acabar com os focos de Dengue em Erechim”, conclui o diretor da VISA.

Programa de combate
O Programa de Combate à Dengue em Erechim, desenvolvido pela Prefeitura, tem como objetivo principal evitar ocorrências de óbitos por dengue, bem como prevenir e controlar processos epidêmicos da doença, trabalhando sempre na prevenção e controle. Ao todo, são 35 agentes efetivos no serviço de campo para vistoriar cerca de 40 mil imóveis.

Parceria com a rede de educação
A ação realizada nas escolas teve como principal objetivo tornar-se um fator multiplicador atingindo alunos, professores e familiares, ampliando a informação sobre prevenção, controle e combate à dengue. Cada instituição desenvolveu seus trabalhos alusivos ao Dia D com autonomia, conforme turno e horários que se adequem as atividades realizadas pela escola.

Locais reincidentes são penalizados
Desde o dia 11 de março, fiscais estão vistoriando os locais e, de acordo com a situação, o responsável receberá auto de infração, para posterior análise do órgão competente de acordo com a Lei 4.204 de outubro de 2007. Vale ressaltar que os locais onde houver reincidência de foco de dengue os responsáveis receberão multa automaticamente.

Outras atividades
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde (VISA), em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, promove – de 6 a 10 de abril – a Semana de Saúde no município. São parceiros a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, 15ª CRE, CEREST, CAOL e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) que realizará a 14ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer. Ainda, serão realizadas durante a Semana da Saúde, ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, através dos serviços de Atenção Básica, Nutrição, Saúde Mental, Saúde Bucal, Tabagismo, Primeira Infância Melhor, entre outros.