Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro da Defesa Civil registra participação histórica em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9613/encontro-da-defesa-civil-registra-participao-histrica-em-erechim

30/03/2015

Encontro da Defesa Civil registra participação histórica em Erechim

Mais de 600 pessoas estiveram presentes nas atividades realizadas no Parque da ACCIE neste domingo

Mais de 600 pessoas estiveram presentes nas atividades realizadas no Parque da ACCIE neste domingo

No domingo (29) Erechim sediou o 2º Encontro de Voluntários da Defesa Civil - CREPDEC II. O evento, realizado no Parque da ACCIE, contou com mais de 600 pessoas dos três estados da Região Sul. Bombeiros profissionais e voluntários, policiais de todas os órgãos, socorristas do setor público e privado, radioamadores, profissionais da área de saúde e integrantes da Defesa Civil fizeram história neste encontro que, segundo a organização, foi o maior encontro do gênero no sul do Brasil.
Promovido pela Força Voluntária de Proteção e Defesa Civil do Alto Uruguai, com apoio da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, além da parceria com a ACCIE e Triel-HT, o encontro reforçou a importância das ações em parcerias, bem como do trabalho voluntário.
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa, eventos com essa integração demonstram que somente com a união de esforços é possível obter resultados satisfatórios em todas as áreas da segurança pública, em especial nas ações que tangem as diretrizes da defesa civil.
“É necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente assim, a comunidade poderá prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz é necessário unir as forças entre poder público, entidades e sociedade. A atuação da proteção e defesa civil tem o objetivo de reduzir os riscos de desastre e compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial, nos três níveis de governo federal, estadual e municipal e com ampla participação da comunidade”, destaca Testa.

Mais de 600 participantes em Erechim
Segundo o diretor de Segurança do município e coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica este 2º Encontro de Voluntários da Defesa Civil, sediado em Erechim, superou todas as expectativas, além de registrar a participação de 672 pessoas de 49 municípios. “Obtivemos uma grande integração, que resultou em conhecimentos adquiridos através desta capacitação”, pontua Mânica.
“Nossas ações estão focadas em fazer com que que os voluntários integrem cada vez mais as atividades de proteção comunitária. Através dessa capacitação buscamos desenvolver a cultura de prevenção de desastres, destinada ao desenvolvimento da consciência e estimulando comportamentos de prevenção”, reforça o coordenador da Defesa Civil.
O encontro foi realizado das 8h às 17h com atividades teóricas na parte da manhã e práticas à tarde, contemplando noções básicas, gerenciamento de abrigos, produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, noções e demonstrações do método S.T.A.R.T. “A nossa intenção, enquanto equipe de Defesa Civil, é promover o conhecimento básico a todos os participantes, para que, em determinados momentos, possam agir de forma rápida e correta”, conclui Mânica afirmando que Erechim deverá sediar a 1ª Feira do Setor de Segurança do Norte Gaúcho.

Para acessar mais fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/pmerechim/sets/72157649328682753/