Prefeitura Municipal de Erechim - Centro de Especialidades Odontológicas completa 1 ano com atendimento a 608 pacientes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9556/centro-de-especialidades-odontolgicas-completa-1-ano-com-atendimento-a-608-pacientes

11/03/2015

Centro de Especialidades Odontológicas completa 1 ano com atendimento a 608 pacientes

Durante o período foram 814 procedimentos de periodontia especializada, 814 cirurgias orais, 304 tratamentos endodônticos e 729 procedimentos odontológicos em pacientes especiais

Durante o período foram 814 procedimentos de periodontia especializada, 814 cirurgias orais, 304 tratamentos endodônticos e 729 procedimentos odontológicos em pacientes especiais

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), uma parceria da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, com a URI Campus de Erechim e o Ministério da Saúde, foi inaugurado em 11 de março de 2014, e contou com a presença, na solenidade de abertura, do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Junior.

O Centro é um estabelecimento de saúde participante do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificado como clínica especializada ou ambulatório de especialidades, fazendo parte de uma das frentes de atuação do Programa Brasil Sorridente. O CEO de Erechim está situado nas dependências da URICEPP, e atende, exclusivamente, pacientes encaminhados pela rede pública de saúde (Atenção Básica), num sistema de referência e contra referência.

Existem três tipos de CEO (Tipo I, II e III), sendo que o Centro de Erechim é do Tipo I, equipado com 03 consultórios odontológicos completos, doados pelo Ministério da Saúde, e atua nas seguintes áreas: endodontia, periodontia especializada, cirurgia oral menor, diagnóstico de câncer bucal e atendimento a pacientes especiais.

Números do CEO de Erechim

O Centro vem se consolidando como uma unidade de retaguarda às Unidades Básicas de Saúde na área odontológica e, neste primeiro ano, apresenta indicadores positivos. Durante os doze meses foram encaminhados 608 pacientes da rede pública e realizados, pela equipe do CEO (cirurgiões dentista e auxiliares em saúde bucal) 814 procedimentos de periodontia especializada, 814 cirurgias orais, 304 tratamentos endodônticos e 729 procedimentos odontológicos em pacientes especiais.

O CEO mantém parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) no propósito de facilitar o acesso dos pacientes aos serviços odontológicos, o que constitui um grande avanço nesta área.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Saúde, o cirurgião dentista Jackson Arpini, o CEO é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica. Os cirurgiões dentistas realizam os procedimentos odontológicos da atenção primária e encaminham ao Centro os casos de complexidade maior, e que estão elencadas no rol de ações do ambulatório de especialidades. “A implantação do CEO se constitui num grande avanço na área odontológica.  A municipalidade passou a ofertar, aos usuários do sistema público, procedimentos que até então não estavam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, pontua Arpini.

Nesta semana representantes da Secretaria de Saúde e da URI – Campus de Erechim (Curso de Odontologia), cirurgiões dentistas Jackson Arpini, Maicon Fardo, Alex Sass e Claiton Tirello realizaram uma reunião de avaliação das ações e serviços realizados pelo Centro neste primeiro ano.