Prefeitura Municipal de Erechim - Número de focos de dengue aumenta e Prefeitura alerta para prevenção
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9546/nmero-de-focos-de-dengue-aumenta-e-prefeitura-alerta-para-preveno

11/03/2015

Número de focos de dengue aumenta e Prefeitura alerta para prevenção

Com aumento significativo nas últimas semanas, elevando para 100 focos, VISA intensifica campanha e pede colaboração das pessoas. Locais reincidentes passarão a ser multados

Número de focos de dengue aumenta e Prefeitura alerta para prevenção

Com aumento significativo nas últimas semanas, elevando para 100 focos, VISA intensifica campanha e pede colaboração das pessoas. Locais reincidentes passarão a ser multados

A Prefeitura, através da Vigilância em Saúde de Erechim (VISA), intensifica Campanha de Prevenção e Combate à Dengue no município. O diretor da VISA, Theodoro Tedesco, reforça a preocupação da Prefeitura para prevenção aos focos do mosquito da dengue e afirma que a situação é preocupante. “Em janeiro de 2015 já tínhamos um número que gerava atenção redobrada e agora infelizmente o município registra mais do que o dobro, contabilizando até esta segunda-feira (9) 100 focos descobertos e eliminados”, explica Tedesco. “Esse número é alarmante. Para termos um comparativo, em 2014, durante todo o ano foram 62 focos do Aedes Aegypti (eliminados)”, reforça.
Segundo o diretor da VISA, o Programa de Combate à Dengue em Erechim, desenvolvido pela Administração Municipal, tem como objetivo principal, evitar ocorrências de óbitos por dengue, bem como prevenir e controlar processos epidêmicos da doença, trabalhando sempre na prevenção e controle. Ao todo, são 35 agentes efetivos no serviço de campo para vistoriar cerca de 40 mil imóveis. “O nosso trabalho de campo é resolutivo, sendo que os focos são descobertos e eliminados. Porém, vale ressaltar que como cidadão, cada um tem que fazer a sua parte. O poder público só terá resultados satisfatórios em relação à dengue se a população colaborar”, explica Tedesco.

Trabalho de prevenção em parceria com a comunidade
Até o momento os focos foram encontrados nos bairros Bela Vista (57 focos), Linho (7 focos), Cerâmica (7 focos), Atlântico (7 focos), Fátima (8 focos), Industrial (8 focos), Castelo Branco (3 focos), Koller (1 foco) e Parque Lívia (1 foco). “O nosso principal objetivo é poder contar mais uma vez com a comunidade de Erechim para que possamos controlar os focos de dengue. Vale ressaltar que o serviço é realizado de maneira a atender as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, adequando-as a realidade local”, pontua.

Locais reincidentes passarão a ser multados
A partir de quarta-feira (11) três fiscais estarão vistoriando os locais e, de acordo com a situação, o responsável receberá auto de infração, para posterior análise do órgão competente de acordo com a Lei 4.204 de outubro de 2007. Vale ressaltar que os locais onde houver reincidência de foco de dengue os responsáveis serão multados.
“O poder público tem como meta proteger a população. É nossa responsabilidade social como agentes públicos garantir a segurança para os cidadãos. Porém, também é dever de cada cidadão contribuir para que não haja proliferação de focos. Nos casos onde forem encontrados foco do mosquito transmissor da dengue, os responsáveis pelo local serão notificados, advertidos e multados”, frisa o diretor da VISA pedindo mais uma vez a parceria e a colaboração de todos.
“É possível impedirmos que esse número de focos aumente controlando a situação, cada um no seu local, tomando as medidas básicas como combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, ressalta Tedesco.