Prefeitura Municipal de Erechim - Assinada ordem de serviços para implantação do rotativo em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9509/assinada-ordem-de-servios-para-implantao-do-rotativo-em-erechim

24/02/2015

Assinada ordem de serviços para implantação do rotativo em Erechim

Após ouvir classe empresarial, CDL, IAB, ACCIE, Câmara de Vereadores, entre outras entidades, estacionamento rotativo será antecipado. Previsão é de 60 dias para o início do sistema

Após ouvir classe empresarial, CDL, IAB, ACCIE, Câmara de Vereadores, entre outras entidades, estacionamento rotativo será antecipado. Previsão é de 60 dias para o início do sistema

Na manhã de segunda-feira (23) o prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado da vice-prefeita, Ana Oliveira e dos secretários de Segurança, Rafael Testa; de Administração, Renato Toso; de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini; do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Barp; do diretor da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER), Joarez Sandri; além de demais colaboradores do Executivo e do proprietário da empresa Expark Xavante, Jaime Ferreira de Oliveira Neto, assinou a ordem de serviços para implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado.
Com a assinatura da ordem de serviços será dado início ao procedimento de implantação dos parquímetros com pré-demarcação das vagas e montagem das estruturas para o trabalho. A operacionalidade do sistema, com os parquímetros de acordo com o edital, deverá estar em funcionamento para a comunidade em junho de 2015. “Porém é importante ressaltarmos que, em atendimento à solicitação das entidades e comunidade de Erechim, bem como da demanda urgente pela rotatividade, realizamos um encontro entre a necessidade do município e a disponibilidade da empresa vencedora da licitação para anteciparmos a rotatividade do estacionamento”, explica o prefeito.

Próximas etapas
Em cerca de 60 dias uma construção alternativa será implantada, com a cobrança e orientação através do uso de dinheiro e cartão, onde os orientadores farão o papel do parquímetro. Os colaboradores da empresa Expark venderão e orientarão os usuários com relação ao sistema e como funcionará após a instalação definitiva dos parquímetros. “Além de sanarmos antecipadamente essa demanda urgente por estacionamento rotativo na nossa cidade, trabalharemos com a questão da orientação dos condutores de veículos, que já estarão aptos a utilizar os parquímetros tão logo os equipamentos estejam operando”, pontua Polis, lembrando que a empresa irá gerar, em média, cerca de 100 empregos diretos.
A partir de agora a empresa Expark estará se instalando no município e dará início aos levantamentos para demarcação das vagas para o estacionamento. Posteriormente será divulgado endereço da empresa, bem como, os procedimentos para contratação de pessoal.
Vale ressaltar que a Prefeitura realizou estudos técnicos quanto área de abrangência do estacionamento pago, quantificação de vagas e etapas de implantação, prazo de concessão e direitos de outorga, horário de funcionamento e período de rotatividade, valor da tarifa e meios de pagamento – com pelo menos três opções –  sinalização vertical e horizontal, determinação do número de parquímetros, operadores, agentes fiscalizadores e câmeras de monitoramento, além de estudos de viabilidade econômica e financeira.
O valor da hora será de R$ 1,25. Motos estarão isentas da cobrança quando estacionadas em locais designados. O horário do estacionamento será de segunda à sexta-feira das 8h30 às 18h. No sábado o horário estipulado é das 8h às 13h. Com relação as multas, a sua validade só será reconhecida com o carimbo dos agentes de trânsito. A empresa Expark realizará na mídia local – de acordo com o contrato - uma ampla divulgação do sistema orientado a população de como proceder. A fiscalização do contrato ficará aos cuidados da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER).