Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Segurança realiza Operação Volta às Aulas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9507/secretaria-de-segurana-realiza-operao-volta-s-aulas

23/02/2015

Secretaria de Segurança realiza Operação Volta às Aulas

Projeto ‘Trânsito e Educação – Parceiros do Cidadão’ é desenvolvido pela Diretoria de Trânsito de Erechim em parceria com entidades que integram a equipe Decida Pela Vida

Secretaria de Segurança realiza Operação Volta às Aulas

Projeto ‘Trânsito e Educação – Parceiros do Cidadão’ é desenvolvido pela Diretoria de Trânsito de Erechim em parceria com entidades que integram a equipe Decida Pela Vida

O Governo de Erechim, através da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança, desenvolve o projeto ‘Trânsito e Educação – Parceiros do Cidadão’. As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira (23) na Escola Estadual José Bonifácio. Entre as propostas de trabalho estão a abordagem e recepção dos alunos por colaboradores da Secretaria de Segurança e parceiros que compõem a Equipe Decida Pela Vida, entrega de material informativo para os pais dos alunos, para os estudantes, bem como para os condutores de veículos escolares.
O secretário de Segurança, Rafael Testa participou da atividade nesta manhã e ressaltou que o principal objetivo do projeto é garantir a segurança das pessoas. “Além disso, nossas ações têm como razão a inclusão do tema para os alunos nas escolas de Erechim, de uma forma que a educação no trânsito seja o resultado de uma jornada onde aluno e professor, juntamente com o Poder Público, seguem juntos na busca de objetivos comuns”, declara.
“Com isso, queremos buscar a redução de acidentes através da conscientização das crianças e adolescentes, pais e condutores de veículos sobre a importância dos cuidados no trânsito, com a finalidade principal de proteger a vida das pessoas”, frisa o secretário de Segurança.
As atividades terão continuidade nos próximos dias, sendo estendidas às escolas municipais, estaduais e particulares. Na tarde de segunda-feira (23), às 13h – Escola Estadual José Bonifácio e na terça-feira (24), às 7h e às 13h no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco.

Dicas de segurança ao atravessar a rua
Use sempre a faixa de pedestres;
Olhe para os dois lados para depois atravessar, mesmo se a rua for de mão única;
Se não houver faixa de pedestre, atravesse a via sempre em linha reta;
Caminhe sobre a calçada. Se não houver, ande em fila única pela borda da pista;
Nunca atravesse driblando os carros em movimento;
Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visão dos veículos e possa ser visto facilmente pelos motoristas, de preferência na esquina.
Não atravesse a rua correndo, nem faça brincadeiras durante a travessia;
Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;
À noite ou em dias chuvosos procure usar roupas claras;
Respeite a vez do motorista. Nunca tente atravessar se o sinal estiver aberto para os carros.

Dicas de segurança ao andar de ônibus
Permaneça sempre sentado, sem colocar braço e cabeça para fora;
Subir e descer de ônibus em movimento é perigoso. Espere ele parar.

Dicas de segurança para o motorista
Trafegue na faixa certa: em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito;
Atenção ao sinal amarelo: não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Não utilize celular. É proibido usar telefone celular enquanto se dirige.
Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar no celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente. Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente às escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. A calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório, sempre.
Faixa de pedestre: o próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

Cuidados com os filhos no carro
Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança;
Crianças com idade inferior a dez anos devem usar o banco de trás sentados na cadeirinha apropriada para idade e tamanho.
Você deve se certificar se a cadeirinha está acomodada com segurança no banco do veículo.