Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário de Segurança reforça importância da fiscalização dos transportes escolares
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9505/secretrio-de-segurana-refora-importncia-da-fiscalizao-dos-transportes-escolares

20/02/2015

Secretário de Segurança reforça importância da fiscalização dos transportes escolares

Participação da comunidade, no que se refere a fiscalização para a segurança dos estudantes, é fundamental para garantia de prestação de serviço de qualidade

Secretário de Segurança reforça importância da fiscalização dos transportes escolares

Participação da comunidade, no que se refere a fiscalização para a segurança dos estudantes, é fundamental para garantia de prestação de serviço de qualidade

Preocupado em garantir a segurança das famílias dos estudantes que tem seus filhos atendidos pelo transporte escolar em Erechim, o Governo Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, intensifica a fiscalização do serviço, em especial nesse período de início do ano letivo. Em Erechim são 160 veículos particulares que prestam o serviço de transporte escolar, 16 veículos da Prefeitura, além dos roteiros terceirizados disponibilizados pelo município.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, para que a fiscalização alcance os resultados esperados é preciso que a comunidade esteja atenta para a segurança dos veículos de transporte escolar. “A segurança dos estudantes no transporte escolar é nossa prioridade, bem como seguir a legislação de trânsito vigente no que tange as normas de circulação, manutenção dos veículos, cadastros de permissionários e condutores”, declara o secretário de Segurança, lembrando que o município está atendo a essas questões em cumprimento as legislações Federal, Estadual e Municipal.
“É imprescindível ressaltar a participação da comunidade. Mais uma vez pedimos que as famílias, bem como os estudantes sejam também agentes fiscalizadores dos veículos que estão sendo utilizados para o transporte escolar e que, em caso de desconformidade, denunciem para Diretoria de Trânsito, através do 153 ou para a Brigada Militar pelo número 190”, pontua Testa.
Para o secretário é fundamental a colaboração de todos. “Sabemos que muitos transportadores atuam em conformidade e que também são parceiros do Poder Público no que se refere a segurança das pessoas, porém não podemos fechar os olhos para algumas situações como a superlotação dos veículos, falta de cinto de segurança, condutores não habilitados para esse tipo de transporte, falta de documentação exigida de acordo com a legislação, entre outras infrações”, ressalta.
De acordo com Testa, para os permissionários e condutores que estiverem transportando os estudantes em conformidade com a lei, o Governo de Erechim pede a compreensão em nome de um bem maior que é a segurança dos alunos. “Contamos com a parceria de muitos que agem em total conformidade com a legislação, mas para os que estiverem infringindo a lei e, com isso, colocando a vida das pessoas em risco, haverá a punição de acordo com a infração cometida”, conclui o secretário de Segurança.