Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim quer ampliar atendimento com o Mais Médicos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9483/erechim-quer-ampliar-atendimento-com-o-mais-mdicos

13/02/2015

Erechim quer ampliar atendimento com o Mais Médicos

Município já conta com dois médicos do Programa Mais Médicos trabalhando, na Estratégia de Saúde da Família, nas UBS´s do Bela Vista e do Aldo Arioli

Erechim quer ampliar atendimento com o Mais Médicos

Município já conta com dois médicos do Programa Mais Médicos trabalhando, na Estratégia de Saúde da Família, nas UBS´s do Bela Vista e do Aldo Arioli

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, se cadastrou novamente para receber profissionais médicos, por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Recentemente realizamos novamente adesão ao novo ciclo do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos do Ministério da Saúde, quando assinamos o termo de adesão”, explica o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.
Atualmente, Erechim tem dois médicos do Programa Mais Médicos trabalhando, na Estratégia de Saúde da Família, nas UBS´s do Bela Vista e do Aldo Arioli e um médico do PROVAB atuando na UBS Atlântico até 27 de fevereiro, quando encerra o contrato devido ao Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica ter a duração de 1 ano (o Mais Médicos é 3 anos).
“Ao efetuar a nova adesão, inicialmente está sendo disponibilizada uma vaga de médico, a qual possivelmente será destinada a UBS Atlântico devido ao término do contrato com o atual médico do PROVAB no final deste mês”, afirma Plínio. Conforme pontua o secretário de Saúde, Erechim solicitou outras cinco vagas de ampliação, além da vaga já disponibilizada. “Estas outras cinco vagas dependem da quantidade de médicos que manifestarem interesse em participar destes programas, os quais selecionaram os municípios onde desejam atuar e da disponibilidade do Ministério da Saúde em ceder as vagas de ampliação aos médicos que tem interesse”, ressalta o secretário de Saúde de Erechim.

Cronograma do Mais Médicos
De acordo com o cronograma, no período de 11 a 20 de fevereiro os médicos deverão comparecer aos municípios os quais foram alocados para apresentação confirmando a sua vaga, onde iniciarão os trabalhos no dia 2 de março de 2015.
Posteriormente, se não forem preenchidas as vagas pelos médicos brasileiros haverá a possibilidade de médicos brasileiros formados no exterior e, se houver demanda, médicos estrangeiros - que desejam atuar pelo Mais Médicos - se inscrever para poderem ser selecionados para atuarem nos municípios.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.