Prefeitura Municipal de Erechim - MEC publica edital para selecionar faculdade de medicina para Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9385/mec-publica-edital-para-selecionar-faculdade-de-medicina-para-erechim

31/12/2014

MEC publica edital para selecionar faculdade de medicina para Erechim

Propostas devem ser encaminhadas até o dia 23 de janeiro

MEC publica edital para selecionar faculdade de medicina para Erechim

O Ministério da Educação publicou na última terça-feira (23), no Diário Oficial da União, o edital para as mantenedoras de instituições de educação superior apresentarem suas propostas para assumir o curso de medicina em Erechim. As propostas poderão ser encaminhadas a partir da próxima terça-feira (29).

            O município foi uma das 39 cidades do país selecionadas pelo governo federal para sediar o curso. Serão 55 vagas.        O prefeito Paulo Polis recebeu a confirmação que Erechim seria sede do curso de medicina, no dia 5 de setembro, em Brasília. Para ele, com o edital lançado ainda este ano é possível que no segundo semestre de 2015 já se tenha o primeiro vestibular. Para o prefeito, a seleção da cidade para sediar o curso é resultado de um esforço coletivo, e que envolveu o governo federal, com o Programa Mais Médicos, a comunidade local, governo municipal e lideranças regionais, incluindo prefeitos e deputados. ''Tivemos a sensibilidade dos Ministérios da Educação e da Saúde para garantirmos esta conquista, mas tivemos também a parceria decisiva de deputados, prefeitos e lideranças de diversos segmentos da sociedade para chegarmos até este momento. Sem dúvida, Erechim viverá uma nova realidade a partir da Medicina''

            Conforme o MEC, podem apresentar propostas as mantenedoras legalmente constituídas no país, que tenham pelo menos, uma instituição de ensino credenciada, integrante do sistema federal. O prazo vai até dia 23 de janeiro.

            O edital traz uma série de exigências para as mantenedoras e prevê algumas etapas para a autorização, como a habilitação inicial da mantenedora, consistente na avaliação da capacidade econômico-financeira e da regularidade jurídica e fiscal da entidade; experiência na oferta de cursos da graduação e pós-graduação na área da saúde; classificação das propostas e, por fim, a habilitação final da mantenedora.

            Uma comissão de especialistas, designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, será responsável por avaliar e classificar todas as propostas. Conforme o MEC, o edital foi resultado de um amplo debate com a sociedade, em audiências e em consulta pública. A elaboração do documento contou com contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de Medicina.

            Dentre os critérios de avaliação para receber o curso, Erechim teria que contar com pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por estudante e também uma unidade hospitalar com potencial para ser hospital de ensino. Para que os requisitos fossem atendidos, Erechim fez parcerias com os municípios de Getúlio Vargas e Nonoai, para o oferecimento dos leitos SUS, agregando estes aos da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

 

            “O curso de medicina vai mudar bastante nosso município. Mas Erechim não vai ganhar sozinho, toda a região vai ser beneficiada com a melhoria do atendimento para as pessoas, com a qualificação da saúde e com mais profissionais à disposição da comunidade. Além disso, nossos jovens que têm o sonho de cursar medicina, não precisarão mais sair para longe de Erechim, poderão realizar esse sonho aqui”, destacou Polis no mês de outubro, quando aconteceu a assinatura do termo de autorização de funcionamento do curso, entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e o município de Erechim.