Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis sanciona Lei que regulamenta feiras itinerantes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9377/prefeito-polis-sanciona-lei-que-regulamenta-feiras-itinerantes

23/12/2014

Prefeito Polis sanciona Lei que regulamenta feiras itinerantes

De autoria do Executivo Municipal, construída em conjunto com o Legislativo e entidades da sociedade civil, legislação vem ao encontro de uma necessidade da cidade de Erechim

Prefeito Polis sanciona Lei que regulamenta feiras itinerantes

De autoria do Executivo Municipal, construída em conjunto com o Legislativo e entidades da sociedade civil, legislação vem ao encontro de uma necessidade da cidade de Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, sancionou na sexta-feira (19) a Lei Nº 5.753 de 16 de dezembro de 2014, que regulamenta a realização de feiras itinerantes/eventuais, que visam a venda de produtos e mercadorias a varejo e o zoneamento de eventos de natureza econômica. O projeto de lei, construído em conjunto com o Legislativo e entidades da sociedade civil, foi aprovado por unanimidade com quatro emendas pela Câmara de Vereadores na última sessão parlamentar.
De acordo com o prefeito, a regulamentação vem atender uma necessidade do município que estava sem legislação específica para regrar a instalação de feiras itinerantes na cidade. “Depois de muito tempo, a nossa cidade agora conta com uma legislação específica que regulamenta a instalação dessas feiras no município. Vale ressaltar que essa lei é resultado de uma construção coletiva. A Administração Municipal trabalha com e para as pessoas, por isso a participação de cada entidade, de cada vereador, foi fundamental para que hoje a nossa cidade tenha alcançado mais uma conquista”, frisa Polis.
“A regulamentação fundamenta os critérios para que os responsáveis pelas feiras itinerantes possam obter a autorização de funcionamento, com as devidas responsabilidades perante o consumidor e, em sintonia com o comércio local”, pontua o prefeito.   
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, essa regulamentação foi construída atendendo os princípios da legalidade, em parceria com a comunidade local. “A Secretaria de Desenvolvimento recebeu documentação encaminhada por entidades que compuseram uma comissão, onde as mesmas apresentaram sugestões para regulamentação das feiras itinerantes em Erechim. A proposta da Prefeitura, com as considerações apontadas no documento, foi apresentada para apreciação dessas entidades e, a partir daí resultamos nessa lei que vem para beneficiar o desenvolvimento econômico de Erechim e regulamentar essa questão das feiras itinerantes”, explica Marmentini, reforçando que essa proposta de regulamentação vem com o principal objetivo de primar pelo incentivo ao comércio erechinense, estimulando a economia local.

Entidades participantes da Comissão

Associação Cultural, Industrial e Comercial de Erechim (ACCIE); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL); Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho; Sindicato dos Comerciários de Erechim; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Observatório Social/Erechim; Associação dos Contadores de Erechim; Rede Metal Mecânica; Sindicato da Industria do Vestuário do Alto Uruguai; Câmara Setorial dos Supermercados e Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai.