Prefeitura Municipal de Erechim - Duas empresas credenciam na concorrência pública do estacionamento rotativo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9323/duas-empresas-credenciam-na-concorrncia-pblica-do-estacionamento-rotativo

08/12/2014

Duas empresas credenciam na concorrência pública do estacionamento rotativo

Comissão de Licitações procede com análise das propostas financeiras e argumentos lançados em ata. Previsão da publicação da decisão em cerca de 5 dias. Da decisão cabem recursos

Duas empresas credenciam na concorrência pública do estacionamento rotativo
Duas empresas credenciam na concorrência pública do estacionamento rotativo

Comissão de Licitações do município procede com análise das propostas financeiras e argumentos lançados em ata, tendo previsão da publicação da decisão em aproximadamente cinco dias. Da decisão cabem recursos

Na presença dos secretários de Segurança, Rafael Testa e de Administração, Renato Toso, foi realizada, na manhã de segunda-feira (8), na Divisão de Licitações da Prefeitura de Erechim, a abertura da licitação de concessão para serviço de implantação, operacionalização e fiscalização das áreas de estacionamento em vias e logradouros públicos do município de Erechim, para controle da rotatividade dos veículos, com o uso de parquímetros eletrônicos multivagas, mediante o uso remunerado do espaço público, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.
O trabalho foi coordenado pela Comissão Permanente de Licitações, sendo que também participaram representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER), Observatório Social e imprensa. A concorrência pública, do tipo maior oferta, teve a participação de duas empresas que se credenciaram em conformidade com o edital para prestação do serviço em Erechim.

Etapas do processo licitatório
Conforme explica o secretário de Administração, Renato Toso, foram recebidos os credenciamentos e os envelopes com a proposta de preço e a documentação referente ao edital. “A partir dessa análise preliminar, onde as duas empresas estão credenciadas e com suas propostas financeiras abertas, fica suspenso o andamento do certame, tendo em vista que ambas as licitantes apresentaram argumentos sobre as concorrentes”, pontua Renato.
A partir de agora, a Comissão Permanente de Licitações, através dos seus gestores técnicos, passa a analisar as documentações apresentadas, publicando em imprensa oficial, o resultado com o nome das empresas classificadas. “Depois desse resultado abre o prazo de recurso de cinco dias úteis e, em havendo necessidade, mais cinco dias de contra razões. Findo esses prazos, a Comissão procede o julgamento de eventuais recursos apresentados com a publicação das empresas que restarem classificadas no certame”, esclarece o secretário de Administração.
Vencida essa etapa da análise das propostas financeiras, passa-se para abertura dos envelopes de habilitação, analisando documentação de ordem fiscal, técnica e operacional das empresas. Ainda, restará como obrigação – de acordo com o edital – demonstração por parte da empresa vencedora, da funcionalidade dos equipamentos.

Políticas públicas para o trânsito
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa é imprescindível destacar que obteve-se êxito na licitação. “Hoje estamos dando um importante passo em relação às políticas voltadas ao trânsito, especialmente no que se refere a rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento”, frisa Testa.
Com esse novo modelo – via parquímetro – as 2.047 vagas devem estar sendo operacionalizadas no primeiro semestre de 2015. “A empresa vencedora terá um prazo para instalação de 150 dias conforme o edital. É imprescindível agradecermos a todos que fizeram parte dessa construção coletiva, levando em conta que foram realizados estudos técnicos quanto área de abrangência do estacionamento pago, quantificação de vagas e etapas de implantação, prazo de concessão e direitos de outorga, horário de funcionamento e período de rotatividade, valor da tarifa e meios de pagamento, sinalização vertical e horizontal, determinação do número de parquímetros, operadores, agentes fiscalizadores e câmeras de monitoramento, além de estudos de viabilidade econômica e financeira”, frisa Testa.
“O novo estacionamento rotativo de Erechim será implantado com a colaboração e participação direta de entidades, empresas e, especialmente da população erechinense, já que levamos para o debate – através de audiência pública – com a comunidade esse tema que é de interesse de todos. Podemos afirmar que vivemos uma política pública de construção de ideias, onde todos os levantamentos da comunidade são levados em consideração para que possamos chegar a um denominador comum viável e dentro da legalidade”, declara Testa.
O sistema de parquímetro eletrônico multivagas deverá ser executado por meio de aplicação de tecnologia avançada, possibilitando, pelo menos, três formas diferentes de pagamento. Motos estarão isentas da cobrança. A fiscalização do contrato ficará aos cuidados da Agência Reguladora de Erechim (AGER).

Um trânsito melhor se faz com a participação de todos
Agora em dezembro, quando Erechim recebe muitos visitantes e o centro da cidade fica mais movimentado, cada um pode ajudar a evitar a longa busca por uma vaga de estacionamento. É aconselhável estacionar mais longe do centro. Em alguns casos é mais rápido para chegar ao destino. Também é preciso evitar deixar o carro estacionado por muitas horas. A vaga que está sendo ocupada pode fazer falta para outra pessoa que também precisa comprar. O ideal é alternar o horário das compras. Vale ressaltar que em dezembro, o comércio vai atender todos os sábados até as 17h e do dia 15 ao dia 23 até as 21h.