Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim recebe pluviômetros para medir a quantidade de chuva precipitada
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9312/erechim-recebe-pluvimetros-para-medir-a-quantidade-de-chuva-precipitada

05/12/2014

Erechim recebe pluviômetros para medir a quantidade de chuva precipitada

Equipamentos automáticos ficarão instalados em quatro pontos do município

Erechim recebe pluviômetros para medir a quantidade de chuva precipitada

Equipamentos automáticos ficarão instalados em quatro pontos do município

O Governo de Erechim, através da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social recebeu, na manhã de sexta-feira (5) quatro pluviômetros automáticos. Estiveram presentes o secretário de Segurança, Rafael Testa, o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., e o diretor de Segurança e coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Mânica.
A parceria para operação dos equipamentos acontece através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal com o município.
O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
Sem custo para o município, o projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos, que serão instalados em Erechim pelos técnicos do CEMADEN na próxima semana, enviarão os dados de forma automática, podendo ser acessados através da internet, não necessitando de energia elétrica para funcionar, devido a placa ser alimentada através de energia solar.
Em Erechim os locais para instalação dos pluviômetros automáticos serão as escolas Paiol Grande e Luiz Badalotti, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e Câmara Municipal de Vereadores.