Prefeitura Municipal de Erechim - Educadores são qualificados em sexualidade e prevenção de DST/AIDS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/928/educadores-so-qualificados-em-sexualidade-e-preveno-de-dstaids

28/08/2007

Educadores são qualificados em sexualidade e prevenção de DST/AIDS

Educadores são qualificados em sexualidade e prevenção de DST/AIDS

    A Secretaria Municipal da Sade promoveu o primeiro encontro dos inscritos no Projeto Formao/Qualificao de Educadores em Sexualidade e Preveno de doenas sexualmente transmissveis e infeco do HIV. Os 40 inscritos foram reunidos no auditrio do Sindicato Rural para apresentao do cronograma de atividades que sero desenvolvido nas decorrer do ano.
    A apresentao foi coordenada pela equipe tcnica integrada pela mdica do PSF Ktia Filgueras, psicloga Lisiane Daris Munaretto e a enfermeira Clarice Maroso. Os educadores representam as escolas municipais, estaduais e particulares de Erechim, onde atuam em sala de aula com turmas de 5 a 8 sries. A secretria Gelcy Munaretto presidiu  o primeiro encontro do Mdulo I e representou o prefeito Eloi Zanella.     
Informao
    O objetivo da iniciativa, segundo a secretria Gelcy Munaretto, reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes s doenas sexualmente transmissveis, a infeco pelo HIV e a gravidez no desejada. A ampliao do acesso dessa populao informao qualificada, via aes educativas e de preveno para alunos dos nveis fundamental e mdio vista como uma ferramenta essencial na conteno do avano dessas doenas. A meta atingir 10.700 alunos matriculados em 40 escolas: 28 estaduais, 06 municipais e 06 particulares.

Vulnerabilidade
    O incio precoce da vida sexual pode ser considerado um agravante para a vulnerabilidade dos jovens frente as doenas sexualmente transmissveis e a Aids. De acordo com pesquisas realizadas em 1996 pelo Bemfam a primeira relao aconteceu aos 14 anos para os homens e 15 anos nas mulheres. O alarme dispara quando sabe-se que quatro milhes de jovens tornam-se sexualmente ativos no Brasil a cada ano. Dados da Unaids, de 2006, revelam o crescimento da contaminao pela Aids entre os jovens de 15 a 24 anos, representando uma parcela de 40% do total de novos  casos.
Preveno
    A mdica Ktia Filgueras diz que escola um local apropriado para o desenvolvimento de aes de preveno de forma sistemtica e continuada. Na avaliao da equipe tcnica os educadores necessitam apenas de qualificao e atualizao constantes dos conhecimentos nessa rea.
    De acordo  com dados do IBGE em 2005, a populao na faixa de 10 a 19 anos era de 17.976. Foram registradas 206 gestantes com idades entre 10 e 19 anos e os nascimentos no mesmo ano, envolvendo adolescentes, representou 16%. Em 200 foram registrados 1.230 nascimentos.

Carga horria

    Os educadores inscritos tero uma carga horria de 25 de capacitao em 2007. exigido 100% de freqncia para receber certificao. O programa de treinamento foi dividido em trs mdulos a serem desenvolvidos at o final do ano de 2008. Cada encontro ter uma durao de trs horas e meia. Especialistas em doenas sexualmente transmissveis e psiclogos foram convidados para orientar o grupo de educadores.    
Mdulos
     Mdulo I o primeiro encontro  foi realizado no dia 22, com o psiclogo Paulo Kautz discorrendo sobre a Adolescncia; marcos histricos da adolescncia; o desenvolvimento fsico psicolgico (personalidade/patologias); sexualidade e gestao; Famlia x Sociedade x TV.  O segundo encontro ser na prxima sexta-feira (31) com a palestrante Mara Regina Froeder falando sobre a Abordagem ao Adolescente; como realizar uma abordagem qualificada ao adolescente; como trabalhar com adolescentes; dinmica de grupo.
    Mdulo II - sero quatro pautas: HIV/AIDS histrico, formas de transmisso, diagnstico e tratamento, dados epidemiolgicos em Erechim, Aids e Adolescncia, como Dr. Vanderlei Madalozzo, no dia11 de setembro; DST histrico, formas de transmisso, diagnstico e tratamento, DST e adolescncia, DST no contexto social, apresentado pela enfermeira Clarice Maroso; Planejamento Familiar o que planejar, o que planejar, fisiologia da reproduo, mtodos contraceptivos, no dia 10 de outubro, com a Dra. Ktia Filgueras; Drogas e Violncia Social histricos das drogas, diferenciao das drogas (tipos), reduo de danos ampliada, estrutura familiar dia 25 de outubro, pela psicloga Lisiane Daris Munaretto.
    Mdulo III - est marcado para o dia 13 de novembro com um Seminrio de Avaliao do Programa. Em 2008 esto previstos encontros mensais com os responsveis pelo programa em cada escola para avaliar a necessidade de aprofundar os temas trabalhados.