Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 170 veículos abordados em Balada Segura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9249/mais-de-170-veculos-abordados-em-balada-segura

20/11/2014

Mais de 170 veículos abordados em Balada Segura

As duas últimas operações registraram 173 veículos, 172 testes com o etilômetro, sendo três resultados positivos para ingestão de álcool e uma recusa ao teste

Mais de 170 veículos abordados em Balada Segura

As duas últimas operações registraram 173 veículos, 172 testes com o etilômetro, sendo três resultados positivos para ingestão de álcool e uma recusa ao teste

Nos últimos dias, duas operações Balada Segura foram realizadas em Erechim abordando um total de 173 veículos. As operações aconteceram na sexta-feira (14), na avenida José Oscar Salazar e na quarta-feira (19), na avenida Sete de Setembro. Foram realizados 172 testes com o etilômetro, sendo que três condutores apresentaram resultado positivo para ingestão de álcool e um deles recusa ao teste. Ambos foram autuados, tiveram suas habilitações recolhidas e apresentaram condutores que zeraram o teste com o etilômetro para retirarem os seus veículos.
Durante as duas ações foram contabilizadas 13 autuações diversas e quatro veículos recolhidos mediante guincho por estarem transitando sem estar devidamente licenciado, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Nas duas noites de operação participaram sete agentes de trânsito (cinco no dia 14 e dois no dia 19), seis colaboradores da Diretoria de Trânsito (três em cada dia) e 20 policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar (10 em cada dia).

“O trânsito só muda se você mudar”
Com essa afirmação, o secretário de Segurança, Rafael Testa reforça que a Balada Segura foi implantada no município para estimular uma mudança de comportamento. “Vale destacar novamente que a operação busca, além de coibir a embriaguez ao volante, trabalhar a questão da conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro”, pontua Testa.
De acordo com o secretário os dados sobre mortes no trânsito podem até ser divergentes, mas não deixam de mostrar o brutal número de acidentes de trânsito todos os anos. “Estudos apontam que 75% dos acidentes são causados por falha humana. 60% dos feridos no trânsito ficam com lesões permanentes e a cada 22 minutos morre uma pessoa em acidente de trânsito”, ressalta o secretário, afirmando que essa realidade só será diferente se cada um fizer a sua parte.
“O nosso discurso parece se tornar repetitivo toda vez que falamos em mudança de atitude para um trânsito seguro. Porém, se cada vez que falarmos sobre o assunto uma pessoa mudar o seu comportamento e tiver a consciência de que as suas atitudes nas vias podem garantir a diminuição dos acidentes e das mortes violentas nas ruas e rodovias, iremos repetir inúmeras vezes essa fala”, frisa Testa. “Pode até parecer ‘clichê’, mas é com absoluta certeza que novamente afirmo que o trânsito só muda se você mudar”, conclui o secretário, pedindo que a sociedade seja mais uma vez parceira dos órgãos de segurança educando condutores e pedestres para que todos atuem de maneira segura no trânsito.
De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, polícias rodoviárias Estadual e Federal, serviços credenciados no Detran/RS e ATS Vida Urgente.