Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito e vice participam de formatura do Pronatec e Qualificar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9204/prefeito-e-vice-participam-de-formatura-do-pronatec-e-qualificar

10/11/2014

Prefeito e vice participam de formatura do Pronatec e Qualificar

Evento, realizado na sexta-feira (7), integrou a programação da 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo

Evento, realizado na sexta-feira (7), integrou a programação da 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo

Integrando a programação da 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo, desenvolvida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi realizada na sexta-feira (7), no Salão Del Prete do CER Atlântico, formatura do Pronatec Brasil Maior e do Programa Qualificar Para Gerar Oportunidades.
O evento contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; da vice-prefeita, Ana Oliveira; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini; do presidente do Legislativo, Sérgio Alves Bento; da diretora do SENAC, Fernanda Pittelkow; do diretor do IFRS de Erechim, Eduardo Angonese Predebon; do diretor do SENAI Erechim, Lírio Frai; do vereador Valdemar Loch; da vereadora Clarisse Moraes; secretários adjuntos, colaboradores do Executivo, demais autoridades, representantes de entidades, sindicatos e associações, além de membros da imprensa, formandos e convidados.
Para o prefeito, Paulo Polis são bons projetos como o Qualificar e o Pronatec que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Não há nada melhor que promover a capacitação e a qualificação das pessoas para que possam ingressar no mercado de trabalho. É isso que faz com que a nossa cidade se desenvolva, com geração de emprego e aumento da renda familiar” pontua Polis.
Segundo a vice-prefeita, Ana Oliveira, o mercado de trabalho exige mais do que experiência e boa vontade, é preciso ter qualificação profissional. “Para isso, o Governo de Erechim investe na capacitação para ampliar a oferta de mão de obra qualificada no município. São cursos gratuitos que capacitam e melhoram a autoestima de quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, frisa Ana.
O projeto Qualificar Para Gerar Oportunidades oferece qualificação profissional gratuita para quem procura melhores oportunidades no mercado de trabalho. Desde 2009 a Administração Municipal investe neste programa, sendo que ao todo foram oferecidos 210 cursos e 3,59 mil pessoas qualificadas. Em 2014 foram 20 cursos com 321 vagas.
O Pronatec Brasil Maior – Programa Nacional de Acesso ao ensino técnico e emprego é um programa de formação e qualificação profissional do Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cuja principal missão é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia. Atualmente, em Erechim são 3 cursos encerrados e outros 15 cursos em andamento, representando 300 vagas.
Os cursos de qualificação, promovidos pela Prefeitura de Erechim, são desenvolvidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).