Prefeitura Municipal de Erechim - Escritor Walter Ferreira de Oliveira lança livro em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9200/escritor-walter-ferreira-de-oliveira-lana-livro-em-erechim

10/11/2014

Escritor Walter Ferreira de Oliveira lança livro em Erechim

Escritor Walter Ferreira de Oliveira lança livro em Erechim

Atividade integra programação do 3º Encontro Municipal de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas e o Seminário Anual do COMAD, que acontece de 17 a 19 de novembro

O escritor, médico psiquiatra e doutor em Filosofia (UFSC), Walter Ferreira de Oliveira, que publicou livro em coautoria com Paulo Freire e Nita Freire no Brasil e nos EUA, estará em Erechim para o 3º Encontro Municipal de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas e o Seminário Anual do COMAD (17 a 19 de novembro), onde participará de mesa redonda e lançamento da segunda edição do livro ‘Pedagogia da Solidariedade’ publicado pela Editora Paz e Terra do Rio de Janeiro e pela Left Coast Press da Califórnia/EUA. Walter estará em Erechim no dia 19 de novembro.
“Essa obra é um trabalho de minha autoria com Paulo Freire e Nita Freire (sua esposa). O livro foi publicado depois da morte de Paulo e está em sua segunda edição”, pontua o escritor. “O livro tem um sentido especial, não só por ser a última grande obra de Paulo Freire, mas porque ele aborda um tema que normalmente ele não trata em outros livros. Paulo tem dois grandes capítulos, um sobre o educador do século XXI e outro sobre a solidariedade, o segundo capítulo do livro. Neste capítulo, houve um diálogo entre Paulo, eu e um grupo de estudiosos que se encontraram nos Estados Unidos”, explica Walter.
De acordo com o escritor, houve um patrocínio que levou para este encontro, no estado de Iowa, estudiosos de vários estados americanos (Minnesota, Carolina do Norte, Wisconsin, e de Chicago) do Canadá, Chile e Inglaterra. “É um documento rico em agudeza intelectual e inteiramente contemporâneo, pois o mundo hoje se depara exatamente com o dilema da discórdia levando o ser humano à desagregação e os caminhos apontados como solução por Freire e os colegas que compuseram este capítulo do livro se referem principalmente à humanização e a solidariedade”, ressalta o autor, destacando que o livro foi indicado para concorrer a um prêmio promovido pelo International Cogress of Qualitative Inquiry em 2015.

Ficha do livro:
FREIRE, Paulo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de; FREIRE, Ana Maria Araújo de. Pedagogia da solidariedade. Prefácio de Henry Giroux (MacMaster University, Canadá), Pósfácio de Donaldo Macedo (University of Massachussets, EUA (Rio de Janeiro: Paz e Terra; Record, 2014.