Prefeitura Municipal de Erechim - Grupo de Pilates no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9195/grupo-de-pilates-no-centro-de-referncia-regional-em-sade-do-trabalhador

06/11/2014

Grupo de Pilates no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador

Grupo de Pilates no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador

A busca pela promoção e prevenção em saúde dos trabalhadores é um constante desafio para a equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/AU), fortalecendo laços e permitindo uma maior aproximação de todos os atores envolvidos no processo de construção de cidadania em saúde do trabalhador.
No mês de outubro de 2014 iniciaram os trabalhos com o Grupo da Coluna, voltado a trabalhadores que possuem diagnóstico de lombalgia. O trabalho acontece nas dependências do CEREST/AU em Erechim. A lombalgia – dor na região inferior das costas – representa hoje um dos principais agravos à saúde dos trabalhadores no Brasil.
De acordo com o chefe do Setor de Saúde do Trabalhado, Paulo Rossetto, o Grupo da Coluna, coordenado pela fisioterapeuta Mariana Monauar, consiste em sessões de Pilates Original no solo, e tem por objetivo promover um acompanhamento dos trabalhadores com lombalgias relacionadas ao trabalho, a fim de aprimorar as condições funcionais desses pacientes, aliviando as dores e prevenindo que elas retornem.
Também objetiva verificar se haverá diminuição do grau da dor e promover mudanças nos hábitos e comportamentos dos participantes do Grupo para prevenção de algias na coluna vertebral.
“Com isso o CEREST/AU fortalece sua proposta de atender os trabalhadores, encaminhados pelo SUS, vítimas de agravos à saúde relacionados ao trabalho, trazendo conforto e dando assistência de referência. Os méritos desse trabalho são para toda a equipe que atua fortemente para desenvolver e buscar alternativas para melhorar a saúde dos trabalhadores da nossa região do Alto Uruguai”, ressalta Paulo.