Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura mobiliza escolas para cumprir plano nacional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9079/prefeitura-mobiliza-escolas-para-cumprir-plano-nacional

03/10/2014

Prefeitura mobiliza escolas para cumprir plano nacional

Secretaria Municipal de Educação quer educadores engajados para atingir metas  

Prefeitura mobiliza escolas para cumprir plano nacional

 

A prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação, mobiliza as equipes diretivas das escolas municipais para o trabalho em busca das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). No total são 20 metas, que devem ser atendidas até 2024. Para debater o assunto, as direções receberam uma palestra da avaliadora do Ministério da Educação (MEC), Marcia Carvalho, no salão Branco do Ypiranga Futebol Clube, nesta quinta-feira (2).

 

A avaliadora afirma que a educação mudou bastante nas últimas décadas e que os municípios e suas escolas têm de estar cientes que as metas precisam ser alcançadas. Entre elas estão atendimento em creches, pré-escolas e no Ensino Fundamental, Técnico e Superior, inclusão de estudantes com deficiência, alfabetização e conclusão de estudos na idade certa, promoção da Educação Integral, dentre outros.

 

“A educação é um dever dos governos e também das famílias. No passado, embora fosse um direito como é hoje, nem todos tinham acesso. A maioria dos nossos avós não terminaram a quarta série, dentre nossos pais, a maioria não tem ensino superior. Por isso, nós como educadores, temos que fazer nossa parte ensinando, mas também agir para que as famílias se envolvam e façam parte da educação. As metas são para que no futuro todos tenham formação superior”, disse Marcia.

 

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, ressalta que parte das metas já estão cumpridas, como por exemplo a de matricular 100% de estudantes com idade acima de 4 anos. Outras está andando para cumprir com nove anos de antecedência, como é o caso da exigência se ter pelo menos 50% das crianças em idade de creche matriculadas. Esta, afirma o secretário, será atingida em 2015.

 

“A Marcia já havia feito palestra aos secretários municipais da região. Porém, nós da secretaria de Erechim, achamos interessante que nossos diretores e professores também tivessem um norte para que as metas da educação sejam cumpridas. Ela deixa claro o alinhamento que os planos Municipal e Nacional de Educação devem ter, e a forma como devem ser trabalhados, envolvendo a comunidade. É mais uma soma aos nossos esforços de atingir as metas”, declarou.