Prefeitura Municipal de Erechim - Inaugurado novo bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9057/inaugurado-novo-bloco-cirrgico-do-hospital-santa-terezinha

29/09/2014

Inaugurado novo bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha

Com 10 novas salas e centro de recuperação com 15 leitos, a obra duplica a capacidade instalada de realização de cirurgias na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim

Na manhã de segunda-feira (29) foi inaugurado oficialmente, na presença do prefeito Paulo Polis e da vice Ana Oliveira, o novo bloco cirúrgico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). A obra duplica a capacidade instalada de cirurgias no hospital. O novo centro cirúrgico entra em funcionamento no próximo dia 6 de outubro, após passar por um processo de desinfecção tornando-o apto a realização de cirurgias.

Capacidade de realização de cirurgias é ampliada
A partir de agora o bloco da FHSTE passa a contar com 10 salas de cirurgia, sala de recuperação com 15 leitos, sala de indução anestésica, além de quatro vestiários, posto de enfermagem, sala de estar e sala administrativa. Com 1.140 metros quadrados o novo centro cirúrgico e central de materiais esterilizados contam com equipamentos de última tecnologia, totalizando um investimento de R$ 7.345.047,89.
De acordo com o prefeito Paulo Polis, de janeiro a agosto – com cinco salas de cirurgia – o hospital realizou 6.569 cirurgias. “Com a conclusão dessa obra vamos ampliar a nossa capacidade de atendimento no Santa Terezinha. São 10 salas novas que vão beneficiar toda a população da nossa região. Essa é mais uma conquista coletiva do Alto Uruguai e para Erechim é uma grande honra poder contar com a estrutura e com essa grande equipe que compõe o quadro do hospital”, declara Polis.

Ampliação vertical
Em virtude da limitação do espaço físico ao seu redor, a ampliação do bloco cirúrgico foi realizada verticalmente, com a construção de novos andares em cima da estrutura já existente. Junto à ampliação, também foi prevista uma reforma estética na parte exterior do Hospital.
Para o diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub a obra que está sendo entregue à comunidade é de extrema importância para o desenvolvimento da saúde na região do Alto Uruguai. “Com as salas cirúrgicas e as salas de apoio podemos dobrar o número de cirurgias realizadas, atendendo a crescente demanda que procura o Hospital, que hoje é 100% SUS”, destaca Rafael.

Equipamentos de última tecnologia
Os novos equipamentos proporcionam maior agilidade e segurança nos procedimentos realizados, pois são equipamentos de alta tecnologia agregada, possibilitando que o hospital possa apresentar alta resolubilidade aos atendimentos de seus pacientes. Os equipamentos, como focos cirúrgicos com tecnologia LED, com alta tecnologia agregada, possuem características que ajudam na sustentabilidade ambiental representando um mínimo consumo de energia.
Além de Polis e Ana, também estiveram presentes à solenidade de inauguração o presidente do Legislativo, Sérgio Alves Bento; o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.; o presidente da FHSTE, Wilson Tonin; o diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub; o diretor administrativo da FHSTE, Alberto Luciano Tamburrino; o diretor técnico da FHSTE, Leonel Lanius; o diretor administrativo da FHSTE, Fernando Savegnago e o coordenador da 11ª CRS, João Darci Rezende.
Ainda, representantes da 11ª e 19ª CRS, secretários de Governo, prefeitos da região do Alto Uruguai, vereadores, demais secretários municipais, médicos, parceiros, fornecedores, funcionários da FHSTE, equipe de enfermagem, empresários, demais autoridades, convidados e imprensa.

Fundação Hospitalar Santa Terezinha em números

Dados contabilizados de janeiro a agosto de 2014
Número de Internações: 10.912
Exames Laboratoriais Total: 241.283
Exames Imagem Total: 58.537
Exames Total: 299.820
Total Cirurgias: 6.569
Atendimento Urgência/Emergência: 40.625
Atendimento Traumato/Ortopedia: 86.093

Estrutura

Leitos – A FHSTE conta com 180 leitos, distribuídos da seguinte forma: Clínica Médica A com 36 leitos, Clínica Médica B com 46 leitos, Clínica Médica C com 16 leitos, 2 UTI´s, sendo uma UTI Geral com 11 leitos e uma UTI Pediátrica e Neonatal com 12 leitos, Observação com 15 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários com 6 leitos, Maternidade com 10 leitos e Pediatria com 28 leitos.
Serviços - Centro de Diagnóstico por Imagem (Radiologia, Ecografia Geral, Mamografia Computadorizada, Tomografia), Laboratório de Análises Clínicas, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Radioterapia e Quimioterapia), Hemodiálise, Pronto Socorro, Litotripsia, Ambulatório de Ortopedia, Ambulatório de Oftalmologia, Ambulatório do Centro de Referência da Mulher, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Farmácia, Serviço de Nutrição e Dietética, Unidade de Cuidados Intermediários, Unidade de Tratamento Intensivo (Adulto, Neonatal e Pediátrica). A FHSTE presta serviços de avaliação diagnóstica, assistência hospitalar e assistência ambulatorial. O processo principal é a assistência médico-hospitalar.

Especialidades médicas - Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia e Bucomaxilofacial.