Prefeitura Municipal de Erechim - Bloco cirúrgico da FHSTE será inaugurado na segunda-feira (29)
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9050/bloco-cirrgico-da-fhste-ser-inaugurado-na-segunda-feira-29

26/09/2014

Bloco cirúrgico da FHSTE será inaugurado na segunda-feira (29)

A obra duplicará a capacidade instalada de realização de cirurgias na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim

Bloco cirúrgico da FHSTE será inaugurado na segunda-feira (29)

Na segunda-feira (29) o bloco cirúrgico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) será inaugurado, duplicando a capacidade instalada de cirurgias no hospital.
O atual bloco da FHSTE tem cinco salas e realizou - de janeiro a agosto deste ano - 6.569 cirurgias. Com 1.140 metros quadrados o novo centro cirúrgico e central de materiais esterilizados contam com equipamentos de última tecnologia, totalizando um investimento de R$ 7.345.047,89.

Ampliação vertical
Em virtude da limitação do espaço físico ao seu redor, a ampliação do bloco cirúrgico foi realizada verticalmente, com a construção de novos andares em cima da estrutura já existente. Junto à ampliação, também foi prevista uma reforma estética na parte exterior do Hospital.
O diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub destaca a importância desta obra para a região Alto Uruguai. “As salas cirúrgicas e as salas de apoio dobrarão o número de cirurgias realizadas, atendendo a crescente demanda que procura o Hospital, que hoje é 100% SUS”, destaca Rafael. Segundo o diretor, a Central de Materiais Esterilizados deverá ser entregue até o fim do ano, pois necessita de uma pequena obra estrutural.
O contrato para a ordem de serviço para a ampliação do bloco cirúrgico e reforma do centro de materiais esterilizados foi assinado no dia 29 de dezembro de 2011 no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, sendo que as obras tiveram início no dia 03 de janeiro de 2012.

Equipamentos de última tecnologia
De acordo com Ayub, os novos equipamentos proporcionarão maior agilidade e segurança nos procedimentos realizados, pois são equipamentos de alta tecnologia agregada, possibilitando assim que o Hospital possa apresentar alta resolubilidade aos atendimentos de seus pacientes. “Os equipamentos como focos cirúrgicos com tecnologia LED, além da alta tecnologia agregada, possuem características que ajudam na sustentabilidade ambiental, pois representa um mínimo consumo de energia”, pontua o diretor executivo.

Fundação Hospitalar Santa Terezinha em números
Dados contabilizados de janeiro a agosto de 2014
Número de Internações: 10.912
Exames Laboratoriais Total: 241.283
Exames Imagem Total: 58.537
Exames Total: 299.820
Total Cirurgias: 6.569
Atendimento Urgência/Emergência: 40.625
Atendimento Traumato/Ortopedia: 86.093

Estrutura
Leitos – A FHSTE conta com 180 leitos, distribuídos da seguinte forma: Clínica Médica A com 36 leitos, Clínica Médica B com 46 leitos, Clínica Médica C com 16 leitos, 2 UTI´s, sendo uma UTI Geral com 11 leitos e uma UTI Pediátrica e Neonatal com 12 leitos, Observação com 15 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários com 6 leitos, Maternidade com 10 leitos e Pediatria com 28 leitos.
Serviços - Centro de Diagnóstico por Imagem (Radiologia, Ecografia Geral, Mamografia Computadorizada, Tomografia), Laboratório de Análises Clínicas, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Radioterapia e Quimioterapia), Hemodiálise, Pronto Socorro, Litotripsia, Ambulatório de Ortopedia, Ambulatório de Oftalmologia, Ambulatório do Centro de Referência da Mulher, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Farmácia, Serviço de Nutrição e Dietética, Unidade de Cuidados Intermediários, Unidade de Tratamento Intensivo (Adulto, Neonatal e Pediátrica). A FHSTE presta serviços de avaliação diagnóstica, assistência hospitalar e assistência ambulatorial. O processo principal é a assistência médico-hospitalar.
Especialidades médicas - Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia e Bucomaxilofacial.