Prefeitura Municipal de Erechim - Escolas municipais recebem teatro do Tribunal de Contas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9042/escolas-municipais-recebem-teatro-do-tribunal-de-contas

24/09/2014

Escolas municipais recebem teatro do Tribunal de Contas

As escolas municipais Cristo Rei, Paiol Grande e Luiz Badalotti estão recebendo nesta semana o Programa Cidadania com Arte do Tribunal de Contas do Estado. Os estudantes e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental presenciam ao teatro de bonecos que fala sobre cidadania, educação, dinheiro público e responsabilidade de crianças e adultos.

            O objetivo da atividade é desenvolver valores de cidadania, sociedade, participação, educação, além de tratar do significado do dinheiro público e da responsabilidade de todos no cuidado com o patrimônio coletivo.

            Os personagens João e Tati divertem a criançada em aproximadamente 30 minutos, incluindo bate-papo com os alunos, distribuição do Gibi do TCE e do Passatempo com João e Tati.

            O teatro busca contribuir também com os valores pedagógicos. “O teatro de bonecos desenvolve a audição e a capacidade da criança de prestar atenção ao mundo sonoro. Estimula-os a ouvir com interesse e com uma melhor compreensão do conteúdo dos diálogos. Por este método, podemos aproximar as crianças de universos culturais e sociais diversos, sendo inseridas num mundo mágico de imaginação, percepção e aprendizagem, colaborando com o seu crescimento intelectual, emocional e social. Também proporciona aos professores a oportunidade de realizar atividades pedagógicas incluindo conteúdos de diferentes disciplinas e explorar aspectos do contexto de vida dos estudantes”, descreve o programa.

            A atividade vem ao encontro do Programa de Educação Fiscal realizada pela Prefeitura de Erechim, através das secretarias da Fazenda e da Educação que desenvolvem dinâmicas e apresentações teatrais com o objetivo de estimular o conhecimento das crianças sobre a gestão dos recursos públicos, a importância da arrecadação de impostos e o controle dos gastos.