Prefeitura Municipal de Erechim - Marco histórico: UFFS Campus Erechim realiza sua primeira formatura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8997/marco-histrico-uffs-campus-erechim-realiza-sua-primeira-formatura

16/09/2014

Marco histórico: UFFS Campus Erechim realiza sua primeira formatura

Na primeira solenidade de formatura colaram grau 10 estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia e Geografia

Marco histórico: UFFS Campus Erechim realiza sua primeira formatura
Marco histórico: UFFS Campus Erechim realiza sua primeira formatura

Em clima de emoção ocorreu, no último sábado (13), a primeira solenidade de formatura da história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Colaram grau, em evento realizado no Parque dos Viajantes, 10 estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia e Geografia.
Essa é a primeira formatura de estudantes de graduação da UFFS – Campus Erechim, portanto, um marco na história da Universidade. No dia 31 de julho já havia ocorrido a primeira colação de grau em gabinete, de um estudante de Filosofia.
Nos discursos proferidos pelos representantes de cada uma das turmas, as lembranças das dificuldades, dos desafios superados, e a alegria da conquista. “No curso de Ciências Sociais recebemos as ferramentas para compreender a sociedade, o conhecimento teórico necessário, os métodos de pesquisa social e a capacitação para trabalhar a Sociologia no Ensino Médio, ensinamentos e ferramentas que nos habilitam a intervir na sociedade e, principalmente, transformá-la”, disse a oradora do curso de Ciências Sociais, Nidia Lara Olivar.
O estudante de Filosofia, Fernando Falkoski, lembrou com bom humor da fala de um de seus professores ao final do primeiro semestre do curso. “Vocês levam jeito para a coisa”, teria dito em tom de incentivo.
Shaiane Gaboardi, que representou a turma de Geografia, falou da construção do conhecimento ao lado dos colegas e dos projetos daqui pra frente: “Cada um dos formandos tem uma história de luta, de força, de perseverança e de coragem, estamos felizes por termos conseguido cumprir essa meta, concluir a graduação, quanto as metas que estão por vir, sentimos que elas são apenas questão de tempo e perseverança”, disse.

É possível!
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, ressaltou o significado de a primeira formatura do Campus Erechim ser de licenciaturas, ou seja, de cursos que formam professores. “Uma profissão que todos sabem ser importante e bela”. Segundo ele, a formação de docentes é um segmento estratégico para o desenvolvimento do país, especialmente em um momento em que a educação passa a ser cada vez mais reconhecida pela sociedade. “Os nossos novos licenciados em Ciências Sociais, em Filosofia e em Geografia são a razão de estarmos aqui nesta noite e eles, com os demais alunos dessa Universidade, são a razão de tudo que estamos fazendo, em todos os nossos campi”, destacou.
Para o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a formatura das primeiras turmas é um dos resultados de todo um processo totalmente novo, amalgamado pela expansão da educação superior gratuita para as áreas interioranas. “Os processos de implantação e de possibilidades de acesso à educação pública começam a se tornar mais efetivos a medida que os projetos adquirem identidade e produzem resultados. Eu vejo as formaturas como um resultado importante dentro de um conjunto. A presença da universidade pública muda a condição existencial das comunidades interioranas, elas podem existir plenamente pelos processos formativos e a medida que percebem conhecimento sendo gerado aqui, pessoas sendo formadas, processos cooperados entre instituições e comunidades, vão preparando um arranjo cultural, político, econômico, completamente novo. Esses sinais, esses enunciados uma formatura consegue produzir, ele diz: é possível”, concluiu o diretor.

Momento histórico
Também estiveram presentes o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella – representando o Executivo Municipal -, o secretário de Obras, Jorge Psidonick e o presidente do Legislativo, Sérgio Alves Bento. “Para o município de Erechim e para todos que participaram desse momento histórico é muito gratificante poder ver estes estudantes concluírem os seus cursos de graduação”, pontua Anacleto.
“Essa é uma conquista de toda a nossa região que batalhou pela vinda da Universidade Federal para Erechim. Parabéns aos formandos que entram para a história como a primeira turma a colar grau pela UFFS – Campus Erechim”, frisa o secretário de Coordenação e Planejamento.