Prefeitura Municipal de Erechim - Escolas municipais ficam acima da média no Ideb Erechim tem notas superiores a médias de estado e país

 

">
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8952/escolas-municipais-ficam-acima-da-mdia-no-ideb

08/09/2014

Escolas municipais ficam acima da média no Ideb

  Erechim tem notas superiores a médias de estado e país  

Escolas municipais ficam acima da média no Ideb

 

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que Erechim está com notas acima das médias nacional e estadual. O melhor desempenho está nas séries iniciais, até a 4ª série ou 5º ano, na qual o município atingiu nota 6. Já para as séries finais, até 8ª série ou 9º ano, a nota é de 4.7.

 

 

 

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o Ideb é o principal índice de avaliação da qualidade do ensino no Brasil. O levantamento, realizado a cada dois anos, leva em conta o desempenho escolar, que são as notas obtidas nos exames da Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica, e o rendimento escolar, no qual consta a taxa média de aprovação dos estudantes.

 

 

 

Com a nota de 6 pontos nas séries iniciais, Erechim ultrapassa já em 2013 a meta que estava prevista para 2019, que era de 5.9. Ou seja, o desempenho é antecipado em seis anos. Para as séries finais, com a nota 4.7, o município superou em 0.2 a meta prevista. Para 2015, quando haverá a próxima avaliação, a meta será de 4.9.

 

 

 

Em relação aos números do país, Erechim supera tanto as médias das redes municipais, quanto das estaduais. Nos anos iniciais, as redes municipais atingiram nota 4.9. Já as estaduais a média foi de 5.4. No total, com a soma levando em conta também os números do ensino privado, a média nacional foi de 5.2, ou seja, 0.6 abaixo da nota alcançada por Erechim.

 

 

 

Nos anos finais, as redes municipais atingiram 3.8. As estaduais tiveram 3.9 de média. No total nacional, considerando também o ensino privado, a média foi de 4.2, que é um índice 0.5 abaixo do atingido por Erechim.

 

 

 

Levando em conta somente os números do Rio Grande do Sul, Erechim também ficou com índices superiores. A média do estado nos anos iniciais, somando notas das redes municipais, estadual e particulares, foi de 5.6. Para os anos finais foi de 4.1.

 

 

 

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, afirma que os índices são alcançados devido à série de programas e incentivos na área. Entre eles o Mais Educação, com educação em tempo integral, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, a promoção da inclusão digital, através de programas de Um Computador por Educador (Prouce) e Um Computador por Aluno (Prouca), além de investimentos em qualificação e valorização profissional e infraestrutura das escolas.

 

 

 

Oldra explica também a diferença de desempenho, tanto em Erechim, quanto no restante do Brasil, entre séries iniciais e finais. “Nos primeiros anos os estudantes são mais participativos, ficam mais envolvidos com a escola. Já nos anos finais são adolescentes, que são mais autônomos, que têm vários professores em sala de aula e não apenas um que lida diariamente com a turma e eles não têm mais tanta iniciativa de permanecer mais tempo no ambiente escolar”, aponta.

 

 

 

De acordo com o secretário levantamentos feitos pelo município apontam que a satisfação e a iniciativa do estudante em permanecer no ambiente escolar é crescente em Erechim. Para que os números continuem acima da média no próximo exame, em 2015, o secretário aponta uma série de medidas que estão sendo tomadas.

 

 

 

Já estamos trabalhando as questões específicas de cada faixa etária. Neste ano não teremos Ideb, mas, mesmo assim, os estudantes fazem simulados. Além disso, estamos com reuniões periódicas com escolas, pais, estudantes, comunidades, para acompanhar e resolver as demandas. Nosso desempenho é bom e com certeza vai melhorar”, assegura.