Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim sedia encontro de formação sobre Plano Municipal de Educação
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21/08/2014

Erechim sedia encontro de formação sobre Plano Municipal de Educação

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira na URI e reúne municípios de quatro regiões do Estado

 

            Orientar os gestores das secretarias municipais de educação de aproximadamente 50 municípios que fazem parte da 7ª, 15ª, 20ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação  para que realizem a adequação ou elaboração dos seus planos de educação em consonância com o Plano Nacional de Educação é que o propõe a formação que ocorre nesta quinta e sexta-feira, na URI em Erechim.   

            O evento é necessário já que o Plano Nacional de Educação sofreu alteração em julho deste ano. Conforme explica o secretário de Educação de Erechim, Alderi Oldra, “20 metas englobam este plano e é preciso que os municípios agora realizem um raio x das suas ações, coloquem no papel e discutam de forma ampla a melhor maneira de conduzir a educação local, em alinhamento ao que propõe o plano nacional”.

            Antônio Marangon, do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, falou sobre os desafios que os municípios terão ao elaborar ou adequar os seus planos bem como sugeriu atenção em alguns pontos fundamentais. Entre os desafios estão o de conseguir formatar um plano nacional que funcione de maneira harmoniosa com estados e municípios; obter maior participação popular; e ter em mente que não é um plano de governo, mas sim de Estado. “Mudam-se os gestores, mas o plano será o mesmo para 10 anos, por isso a sociedade precisa estar envolvida neste processo”, afirma.

 

            Ainda segundo Marangon, é fundamental que os gestores  priorizem na elaboração dos seus planos, a formação continuada, financiamento da educação, formas para combater a evasão escolar e a alta taxa de reprovação, incrementar a educação integral alinhada ao transporte escolar e garantir espaços para atender a educação infantil.