Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim terá sistema misto de tratamento de esgoto Alteração do Plano de Saneamento Básico foi proposto em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (18)

">
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8863/erechim-ter-sistema-misto-de-tratamento-de-esgoto

18/08/2014

Erechim terá sistema misto de tratamento de esgoto

Alteração do Plano de Saneamento Básico foi proposto em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (18)

Erechim terá sistema misto de tratamento de esgoto

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração realizou na tarde desta segunda-feira (18) uma audiência pública com o intuito de rever e atualizar três itens do Plano Municipal de Saneamento no que diz respeito ao Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário. Conforme explicou o secretário de Administração, Renato Toso, a revisão destes três itens se deve a urgência que a Corsan tem de iniciar os trabalhos de construção do Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário em Erechim, uma vez que pretende, já na próxima quinta-feira (21) realizar uma audiência pública para apresentar o termo de referência para abertura do edital de licitação para locação de ativos.

A revisão técnica foi realizada pela empresa Entaal – Engenharia, tratamento de água e análises, e apresentada na audiência pública pelo engenheiro, Adonis Betiato. O estudo de concepção que apontou três alternativas para a construção do Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário, as bacias a serem atendidas com população final de plano e as redes coletoras foram os três itens revistos e atualizados.

Nesta atualização do Plano de Saneamento ficou definido que a Corsan deverá adotar um sistema misto de coleta e transporte de esgoto - aquele em qual a rede recebe o esgoto e uma parte de águas pluviais -, pois assim poderá contar com aproximadamente 80% de atendimento à população urbana adequando o sistema às metas planejadas. Entre as vantagens estão a melhoria da qualidade de vida da população, a redução de casos de doenças contraídas pela má disposição de esgoto, conservação das estruturas físicas a longo prazo, preservação dos recursos hídricos do município, aprimoramento no índice de desenvolvimento urbano, entre outros.

Conforme o presidente da AGER, Joarez Sandri, é acertado o caminho que a prefeitura fez ao abrir a possibilidade de adotar o sistema de tratamento de esgoto sanitário misto. Segundo ele, “este sistema não perde em qualidade para os outros sistemas, está dentro da legislação, reduz custos e  aumenta a rapidez da obra”, esclarece.

O Plano Municipal de Saneamento elaborado em 2009 exigia somente a instalação de separador absoluto. Com o sistema misto, até o final de 2018, 80% da população erechinense já estará contemplada com separação e tratamento de esgoto. Esta alteração será publicada mediante decreto e entrará em vigor na data da sua publicação. 

A audiência pública contou com a presença da vice-prefeita Ana Oliveira, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento, de secretários e servidores municipais, e vereadores.