Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Saber Viver certifica mais de 850 alunos somente no primeiro semestre de 2014
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8802/programa-saber-viver-certifica-mais-de-850-alunos-somente-no-primeiro-semestre-de-2014

05/08/2014

Programa Saber Viver certifica mais de 850 alunos somente no primeiro semestre de 2014

Programa Saber Viver certifica mais de 850 alunos somente no primeiro semestre de 2014

Fanpage no Facebook – criada neste ano – busca ampliar o diálogo com os jovens e adolescentes

Desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, o Programa Saber Viver – A Vida não Permite Ensaios, foi criado de forma pioneira pelo Gabinete da Primeira Dama do Município, em 2010. O Saber Viver tem como objetivo promover ações integradas a saúde de adolescentes e jovens das escolas municipais e estaduais de Erechim, visando a motivação no uso dos métodos contraceptivos, a prevenção e a redução no índice de gravidez na adolescência, o programa é desenvolvido com três eixos centrais: projeto de vida, crescimento e desenvolvimento, saúde sexual e saúde reprodutiva.
Somente no primeiro semestre de 2014, foram certificados 854 alunos de escolas municipais e estaduais de Erechim. Para o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., o Saber Viver reconhece o adolescente e o jovem como o protagonista de sua história, onde a escolha do caminho pode fazer toda a diferença na prevenção da gravidez na adolescência, de doenças sexualmente transmissíveis, das drogas e do álcool. “É um espaço para que adolescentes e jovens possam participar efetivamente, perguntando, questionando, tirando todas as suas dúvidas sem ser pressionado moralmente”, destaca o secretário.
Com a proposta de estimular o debate e sanar dúvidas sobre importantes assuntos como sexualidade, gravidez na adolescência, desenvolvimento corporal e comportamento, o programa proporciona momentos de aprendizado e autoconhecimento que vão além do conteúdo programado pelos professores nas diversas disciplinas do currículo escolar.
“O programa é desenvolvido com a finalidade de estimular o jovem e o adolescente a sonhar, estabelecer metas e ações para a sua vida e com isso perceber, que esta fase não é o melhor momento para se ter um filho”, pontua Plínio, afirmando que programas como este beneficiam diretamente a população.
“Uma das principais metas da Administração Municipal é cuidar das pessoas, e para isso temos trabalhado intensamente na questão da educação e da conscientização, com programas que trabalham nas diversas faixas etárias do município. É desta forma que se constrói uma cidade cada vez melhor para se viver”, ressalta.

Saber Viver no Facebook
Neste ano, foi criada uma fanpage do programa na internet: www.facebook.com/programasaberviverdeerechim
“As redes sociais fazem parte do cotidiano dos jovens e, para isso, essa ferramenta visa ampliar o diálogo entre o poder público e o público alvo do projeto, vindo a contribuir diretamente para os resultados esperados pela equipe de trabalho”, finaliza o secretário de Saúde.

Escolas atendidas no primeiro semestre de 2014
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande:126 0Alunos 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei:34 Alunos                                                                                                                                                                 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas: 58 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Jaguaretê: 67 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Otelo Rosa: 63 Alunos
Escola Municipal de ensino Fundamental Luiz Badalotti: 104 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro II: 122 Alunos
Escola Estadual de Ensino Médio Erico Verissimo: 50 Alunos
Escola Estadual de Ensino fundamental Sete de Setembro: 22 Alunos
Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidnei Guerra: 66 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista: 49 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Lourdes Galeazzi: 80 Alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Pedro Salgado Filho:13 alunos