Prefeitura Municipal de Erechim - Oito mil estudantes do município voltam às aulas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8801/oito-mil-estudantes-do-municpio-voltam-s-aulas

04/08/2014

Oito mil estudantes do município voltam às aulas

 

No Parque da Accie, professores municipais participam de abertura do segundo semestre do ano letivo

 

 

 

 

 

Cerca de 8 mil estudantes do Sistema Municipal de Ensino vão voltar às aulas nesta terça-feira (5), para o início do segundo semestre do ano letivo. As escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental reiniciam suas atividades, após o período de recesso de julho. Na manhã e na tarde desta segunda-feira (4), os professores foram recepcionados no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), para o ato de abertura do segundo semestre.

 

 

 

Pela manhã, as equipes diretivas, coordenadores e professores do Ensino Fundamental estiveram no Parque da Accie, compondo público de cerca de 400 pessoas. O prefeito de Erechim, foi quem deu as boas vindas.

 

 

 

“Em 2009 tínhamos 5.038 estudantes. Agora contamos com 8.098, desde o atendimento em creches, até a educação de jovens e adultos. Ampliamos em 60% número de estudantes matriculados, mas não foi apenas isso. A qualidade do ensino também cresceu, e não somente em uma escola, mas em todas. Os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostram isso. É uma conquista que contou bastante com o esforço de todos funcionários das escolas”, destacou.

 

 

 

O prefeito aproveitou o ato para ressaltar também a necessidade de mais atenção aos estudantes que tem problemas de aprendizado. De acordo com ele, são cerca de 500, apontados por levantamento feito pelas escolas.

 

 

 

“Com o apoio da Secretaria de Cidadania e da Promotoria Pública, juntos à Secretaria de Educação, e, principalmente, com a atuação das escolas, vamos dar atenção aos estudantes que têm problemas de aprendizado. Precisamos, além de acompanhar o estudante, também envolver a família no ambiente escolar”, apontou.

 

 

 

Durante a tarde, a vice-prefeita, Ana Oliveira, recepcionou as equipes da Educação Infantil, que compuseram o público de cerca de 350 pessoas. Ela aproveitou para falar sobre as metas do Plano Municipal de Educação.

 

 

 

“Desde 2009 criamos 1,6 mil vagas na Educação Infantil. Mesmo assim, 450 crianças, entre zero e três anos, ainda aguardam ser atendidas. Até março de 2015, temos o planejamento de atender a 50% de toda a demanda de crianças em idade de creche. O Ministério da Educação exige que os municípios cumpram essa meta em 2024. Nós vamos antecipar em nove anos”, declarou.

 

 

 

Ana falou das ações que levam a prefeitura a antecipar o atendimento. “Temos duas escolas em construção, nos bairros Maria Clara e Copas Verdes, e uma em reforma, que é a Roberto Teódulo, nas Três Vendas. Estando prontas, vamos atingir a meta do Plano de Educação. Com essas obras, chegaremos a sete novas escolas desde 2009. O Poder Público teve sua contribuição, mas muito foi conquistado graças ao esforço dos educadores”.

 

 

 

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, assegurou o apoio da prefeitura à Educação. “A administração municipal tem o entendimento de que a educação é a principal ferramenta para desenvolver a sociedade. O governo que deseja mudanças significativas para o futuro, tem que investir na educação. Por isso continuaremos trabalhando ao máximo para atender as demandas da educação, seja em estrutura, em condições de trabalho ou em valorização profissional.”

 

 

 

Na abertura para o Ensino Fundamental, houve palestra da professora Cláudia Galiano, sobre currículo no estudo da Educação Integral. Já para a Educação Infantil, a palestra foi da doutora em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria da Graça Horn, que falou sobre espaços na Educação Infantil. Além de Polis, Ana e Oldra, também estiveram presentes nos atos a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, e a Coordenadora de Direção de Cultura da Accie, Vanda Groch.