Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura dá continuidade à capacitação de equipes da saúde municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8796/prefeitura-d-continuidade--capacitao-de-equipes-da-sade-municipal

04/08/2014

Prefeitura dá continuidade à capacitação de equipes da saúde municipal

Prefeitura dá continuidade à capacitação de equipes da saúde municipal

A tarde de quinta-feira (31) foi marcada por mais uma capacitação de profissionais da saúde de Erechim. Integrando as atividades da Educação Permanente - contemplada dentro do Planejamento Municipal de Saúde – técnicos em enfermagem na Estratégia da Saúde da Família deram início aos encontros desse semestre.
De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., a Educação Permanente busca qualificar o atendimento prestado pelos profissionais que atuam junto à comunidade de Erechim. “Esses encontros de trabalho com os técnicos em enfermagem e técnicos em enfermagem da Estratégia de Saúde da Família serão mensais e as ações serão focadas em atividades educativas com o objetivo de construir, refletir e interagir ações diárias em seu trabalho”, ressalta Plínio.
“Os cuidados dispensados na Atenção Básica são complexos e precisam dar conta das necessidades de saúde da população em nível individual e coletivo, de forma que as ações influenciem na qualidade da saúde pública, na autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde da comunidade. Ou seja, fatores que farão com que as pessoas possam viver com mais qualidade de vida como alimentação, educação, moradia, saneamento básico, laser entre outros”, frisa o secretário de Saúde.

Estratégia de Saúde da Família
A Estratégia da Saúde da Família (ESF) é uma reorganização dos serviços e práticas profissionais em nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação focados na família e na comunidade, visando sempre a promoção da qualidade de vida e a integração das ações individuais e coletivas, exigindo com isso, profissionais com visão sistêmica e integral dos indivíduos, família e comunidade.
Neste contexto insere-se o Técnico de Estratégia da Saúde da Família que, juntamente com os demais profissionais da equipe, realiza o desenvolvimento das práticas em relação ao conhecimento, habilidades, atitudes, responsabilidades, ideias e valores da comunidade. “Por isso é de extrema importância que o profissional seja capaz de agir em nível de observação, avaliação, planejamento e organização da assistência, respondendo às necessidades da comunidade, articulando os diversos setores envolvidos na promoção da saúde”, conclui Plínio.