Prefeitura Municipal de Erechim - Noite do Filó na Escola Luiz Badalotti
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/877/noite-do-fil-na-escola-luiz-badalotti

10/08/2007

Noite do Filó na Escola Luiz Badalotti

Noite do Filó na Escola Luiz Badalotti

    Os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, inscritos no projeto Cultura Italiana, foram homenageados pelos filhos. A Noite do Filó reuniu cerca de 20 famílias em torno do cenário montado no ginásio poliesportivo da escola. A procissão com o santo carregado no andor e a tradicional missa dominical resgataram a religiosidade da etnia. Os jogos de bocha, mora, quatrílio e as cantigas e danças típicas interpretadas pelos alunos do Proeti Etnia Italiana, alegraram os presentes num resgate do legado dos imigrantes. O filó não poderia encerrar sem o tradicional brodo, acompanhado do grustoli, salame, queijo, vinho, pão e pizza.
    A organização foi da Direção da Escola e Coordenação do Proeti. A diretora Liara Marmentini Capitanio gradeceu a presença dos pais enquanto a coordenadora Cristiane Puerari e um grupo de professores serviam os convidados com pratos típicos da culinária italiana.
    A Secretária Municipal de Educação, Eni Scandolara destacou o investimento do prefeito Eloi Zanella no aparelhamento da Educação no Município, com a construção de escolas, a valorização dos professores e implantação do Programa de Educação em Tempo Integral. Eni reiterou que o Projeto Juntos educamos mais, integração Escola/Família tem como proposta trazer os pais para o convívio da escola como ocupação de lazer e entretenimento e também para acompanhar o que está sendo oferecido aos filhos. A coordenadora geral do Proeti, Rita Capeletti garante que o programa está alcançando o objetivo de preparar uma nova geração de erechinenses, através de uma educação de qualidade e no aproveitamento das potencialidades que são despertadas nas dezenas de projetos oferecidos pelo Programa.