Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente alerta para depósito inadequado de lixo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8760/secretaria-de-meio-ambiente-alerta-para-depsito-inadequado-de-lixo

23/07/2014

Secretaria de Meio Ambiente alerta para depósito inadequado de lixo

Secretaria de Meio Ambiente alerta para depósito inadequado de lixo

Na manhã desta quarta-feira (23) a equipe da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve verificando a situação de depósito indevido de lixo. O fato foi registrado na rua Jácomo Brusamarelo, atrás da Escola Dr. Ruther Alberto Von Mühlen, bairro Espírito Santo. A equipe responsável pelo recolhimento, tão logo acionada, se dirigiu ao local e o lixo foi retirado.
Para o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, é lamentável que ainda seja constatada a falta de consciência ambiental por parte de algumas pessoas. “Estamos vivendo um momento em que é praticamente inadmissível registrar cenas como essa. Consciência ambiental, preservação do planeta, separação do lixo e destinação correta não são mais temas para debates futuros”, frisa o secretário, lembrando que neste ponto onde o lixo foi encontrado a coleta é diária. “O lixo encontrado é doméstico. Não tem justificativa para o descarte atrás da escola. É muito mais fácil colocar o lixo no lugar certo do que no ponto onde foi encontrado”, explica.
“A Secretaria de Meio Ambiente cumpre o seu papel de recolher o lixo e dar a destinação correta, mas vale ressaltar a importância dos cuidados com a separação e o descarte do lixo. A comunidade também precisa fazer a sua parte e seguir preservando a limpeza da nossa cidade”, destaca Mario, pedindo a colaboração de todos, tanto no descarte adequado como na denúncia de ações como esta presenciada próximo a Escola Ruther.
A cidade de Erechim segue todas normas e padrões definidos e é exemplo nas questões relacionadas ao descarte do lixo orgânico e reciclagem do seco. “O nosso município está muito à frente de outros no que se refere a destinação correta do lixo. Temos todo um trabalho de triagem no Aterro Sanitário para garantir maior vida útil as células onde são depositados o lixo orgânico. Ainda, desenvolvemos um trabalho de excelência com as associações de recicladores que recebem o lixo seco para transformar em renda para suas famílias, além da nossa campanha de coleta de lixo eletrônico”, destaca.
“Porém, como essa não foi a primeira vez que nos deparamos com esse desrespeito - tanto com o meio ambiente, como com as pessoas que trabalham na área e com a cidade em que vivemos - de nada adianta que o poder público faça a sua parte se a pessoa que está na outra ponta não tiver a consciência de que a ação certa irá gerar resultados positivos e a ação errada os piores resultados possíveis”, conclui o secretário de Meio Ambiente.