Prefeitura Municipal de Erechim - Alto Uruguai dá mais um passo para a implantação de seu Parque Tecnológico
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8730/alto-uruguai-d-mais-um-passo-para-a-implantao-de-seu-parque-tecnolgico

16/07/2014

Alto Uruguai dá mais um passo para a implantação de seu Parque Tecnológico

Área já está regularizada. Próxima etapa é elaboração do planejamento estratégico para definir áreas de atuação

A Prefeitura Municipal, juntamente com a URI-Campus de Erechim e a Amau, promoveu nesta terça-feira (15) o Seminário Regional do TECNOURI Norte com o objetivo de ouvir as experiências de três Parques Científicos e Tecnológicos instalados no Estado para formatar a elaboração de um Plano Estratégico no intuito de receber do Estado o aval para instalar um Parque Científico e Tecnológico no Alto Uruguai gaúcho.  

Participaram do encontro os secretários municipais Anacleto Zanella (Coordenação e Planejamento), Alderi Oldra (Educação) e Edgar Marmentini (Desenvolvimento Econômico), assim como Paulo José Sponchiado (Diretor-Geral da URI e presidente do Corede Norte), Adilson de Valle (Presidente da Amau), Julio Brancher (Gestor do Parque), além de empresários e representantes de entidades parceiras do TECNOURI Norte como a Universidade Federal Fronteira Sul, Institutos Federais de Erechim e Sertão, Universidade Estadual, ACCIE, Consórcio Intermunicipal do Alto Uruguai e Agência Regional de Desenvolvimento.

O governo do Estado esteve representado pela secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser, que veio a Erechim falar sobre os objetivos do governo em instalar parques tecnológicos em diferentes regiões do estado. Os Parques Tecnológicos são espaços dentro da área acadêmica que oferecem toda a estrutura necessária para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, interligando universidades, meio empresarial e poder público. 

Conforme Sponchiado, o objetivo do Parque Tecnológico da região Norte do RS é aproximar a universidade das empresas tendo como foco o desenvolvimento regional. Ele ressaltou o apoio do governo municipal que não mede esforços nos encaminhamentos junto ao governo do Estado para dar sequencia na implantação do Parque regional, em trâmites desde 2009. Recentemente a URI regularizou a área de 5 hectares junto ao seu campus 2 para abrigar o Parque.

Anacleto salientou o apoio integral do Governo Municipal à iniciativa de aliar educação, ciência e tecnologia através da parceria entre poder público, universidade e meio empresarial.  “Acreditamos que esta é a base indispensável para melhorar o desenvolvimento regional e o poder público tem a função de fomentar e apoiar este desenvolvimento através das novas tecnologias. Estamos numa região distante dos grandes centros e a fabricação de novos produtos para competir e desenvolver a nossa região é fundamental”, destacou. 

No seminário desta terça-feira, os presentes conheceram as experiências dos Parques Tecnológicos da: UPF Parque apresentado pelo seu gestor professor Alexandre Lazaretti Zanatta, TECNOVATES de Lajeado/RS – apresentado pelo gestor professor Eloni José Salvi e UNISCPARC de Santa Cruz do Sul/RS – apresentado pelo gestor professor Fernando José Stanck.  

Após a realização do Seminário, o próximo passo é a constituição de um grupo formado entre representantes da universidade, poder público e empresários para elaboração do plano estratégico que apontará quais serão as áreas de atuação do parque.  Com o projeto finalizado e apresentado ao governo do Estado este ano, a estimativa é que a região seja contemplada com recursos estaduais para construção do parque em 2015, uma vez que já está credenciado para isso.  

O Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. O RS conta com 15 parques credenciados.