Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura preserva árvores retiradas do anel viário
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8707/prefeitura-preserva-rvores-retiradas-do-anel-virio

10/07/2014

Prefeitura preserva árvores retiradas do anel viário

Prefeitura preserva árvores retiradas do anel viário
Prefeitura preserva árvores retiradas do anel viário

Três Ipês amarelos e um pé de butiá, retirados da Pedro Álvares Cabral, foram replantados em praça do São Pedro

As árvores retiradas da rua Pedro Álvares Cabral, para a construção do novo anel viário não vão ser sacrificadas. Através da iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, três pés de ipê amarelo e um de butiá foram transplantados para a Praça Sílvio Viero, que fica em frente à Igreja do São Pedro. Os trabalhos foram realizados nesta quinta-feira (10), pela empresa Andretta, contratada pela prefeitura para as obras do novo anel.
"Nós estamos transplantando as árvores inteiras para a praça. Nenhuma delas foi cortada ou foi morta. Apenas uma timbaúva ficou lá na Pedro Álvares Cabral, bem no início da via, na divisa com a rua Espírito Santo, e não vai ser removida. Nela, a prefeitura vai construir um novo canteiro", explicou a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Halina Kluch.
Segundo a engenheira, Erechim tem áreas verdes abaixo do ideal. São três metros quadrados por habitante, sendo que o ideal é de que houvesse nove.  O secretário  municipal de Obras, Jorge Psidonik, explica que sempre que possível, em qualquer intervenção para melhorar o trânsito da cidade, a preservação ao meio ambiente vai ser prioridade.
"Em todos os projetos de melhorias na cidade, a Secretaria de Obras trabalha sempre em conjunto com outras secretarias. Especificamente no anel viário, foi definido, através da proposta da Secretaria do Meio Ambiente, que as árvores não fossem simplesmente retiradas, mas que ficassem vivas em outro local. É nessa linha que vamos trabalhar", assegurou o secretário.
O novo anel viário de Erechim, pretende dar mais fluidez ao trânsito do Centro da cidade. Nele, diversas ruas vão ter sentido único, nas vias paralelas às avenidas Sete de Setembro e Maurício Cardoso. Além disso, em etapas futuras, rótulas e outros canteiros centrais serão removidos e estacionamentos serão ampliados, com implantação de vagas oblíquas.