Prefeitura Municipal de Erechim - Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz acontecerá dia 9 de agosto

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8703/caminhada-de-preveno-s-drogas-e-pela-paz-acontecer-dia-9-de-agosto

09/07/2014

Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz acontecerá dia 9 de agosto

Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz acontecerá dia 9 de agosto
Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz acontecerá dia 9 de agosto

Lançamento oficial da 4ª edição do evento contou com grande representatividade de entidades participantes que destacaram a importância das ações de forma permanente

Durante lançamento oficial, realizado na tarde de quarta-feira (9) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, idealizadores, parceiros e representantes de entidades governamentais e não governamentais, firmaram apoio à Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz, que será realizada no sábado, 9 de agosto.
A reunião de lançamento foi coordenada pela secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin e pelo coordenador de Projetos da Secretaria de Coordenação e Planejamento, Jackson Arpini – um dos idealizadores do Projeto Orientação que Bate à Porta, do qual a Caminhada integra as ações desenvolvidas.
Atualmente, cerca de 50 entidades garantem grande representatividade para a ação que, em 2014, terá a sua quarta edição. A IV Caminhada de Prevenção às Drogas e pela Paz tem como objetivo principal chamar a atenção e mobilizar a comunidade para ações preventivas, além de enaltecer a relevância do papel da família neste processo.
O evento inicia às 9h com concentração dos participantes e mateada na Praça da Bandeira, seguida de preleção com o repórter Manoel Soares às 9h30 e a Caminhada a partir das 10h até a Praça Júlio de Castilhos com retorno até a frente da Prefeitura.

Ações contínuas com foco na orientação e prevenção
“É preciso chamar a atenção da sociedade para a gravidade da problemática da drogadição. Para isso precisamos mobilizar as pessoas para mostrarmos que, através de ações contínuas e focadas, podemos mudar a realidade orientando, prevenindo e proporcionando proteção às famílias no que se refere ao uso de drogas”, destaca a secretária de Cidadania, Dolores Gollin.
Segundo Jackson Arpini, a Caminhada marca mais uma ação do projeto Orientação que Bate à Porta, que tem como objetivo, entre outras ações, a visita de voluntários, devidamente capacitados, às residências da cidade, para orientar os pais sobre como proceder para prevenir o uso das drogas com distribuição de material educativo.
“Entre outras ações, temos a proposta de realizar a capacitação dos agentes comunitários de saúde, além de atividade pioneira a ser realizada, ainda neste segundo semestre de 2014, tendo como espaço o terminal de ônibus urbano”, explica o coordenador de Gestão de Projetos, lembrando que o grupo que organizará a Caminhada deverá se reunir todas as quartas-feiras, às 13h30 no auditório da Secretaria de Saúde.