Prefeitura Municipal de Erechim - Atendimento tecnológico de Erechim é referência no país
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8684/atendimento-tecnolgico-de-erechim--referncia-no-pas

04/07/2014

Atendimento tecnológico de Erechim é referência no país

 

Coordenadora estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional quer aplicar experiência erechinense em Canoas e aprimorar núcleos no RS

 

 

 

 

 

A experiência de Erechim com o trabalho no Núcleo Técnológico Municipal (NTM) vai ser aplicada no município de Canoas e ajudará a melhorar serviços de outros municípios gaúchos. De acordo com a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Fernanda Zambrano, o trabalho do núcleo erechinense é referência tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil.

 

 

 

Durante a semana, além da coordenadora, representantes de mais de 20 municípios gaúchos estiveram em Erechim para conhecer o trabalho. Na tarde desta quinta-feira (3), no auditório da Faculdade Anglicana (FAE), foi realizado o Encontro Estadual dos Núcleos Tecnológicos Municipais, para a troca de experiências entre os municípios e a apresentação de como o NTM erechinense atua.

 

 

 

O núcleo desenvolve programas como Um Computador por Educador e Um Computador por Aluno, além do treinamento e qualificação de professores e servidores da Educação. Além de coordenadora do Proinfo, da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Fernanda também é coordenadora pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação de Canoas. Ela afirma que o desempenho da Educação de Erechim chamou atenção no estado.

 

 

 

Nós queremos implantar o exemplo em Canoas e já começamos a viabilizar o Programa Um Computador por Educador. Viemos para Erechim ver como funciona, porque o município tem um trabalho que está dando muito certo, com diversos reconhecimentos na Educação, além de ter uma média elevada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esperamos, com a experiência erechinense, também aprimorar outros NTM do estado”, declarou.

 

 

 

A coordenadora falou também sobre o que viu do trabalho de Erechim. “Durante a semana pude ver todos os projetos do NTM de Erechim e os resultados. Os benefícios são evidentes com os professores e os estudantes. Aprender se tornou mais divertido, através de pesquisas, de jogos, sempre com atividades em que todos se envolvem bastante. Em Canoas queremos a mesma experiência, para 43 escolas do Ensino Fundamental, com mais de 30 mil alunos”.

 

 

 

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, afirma que implantar computadores na Educação soma com o trabalho dos professores. “Nossa Educação tem grande destaque no município principalmente porque desde que assumimos, em 2009, foi colocada como prioridade. O prefeito (Paulo Polis) não mede esforços para investir na área. Os computadores são investimentos que vêm a somar como importante ferramenta pedagógica para nossos professores.

 

 

 

O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, conta que a construção do NTM de Erechim teve início em 2009, a partir de uma experiência de Piraí, no Rio de Janeiro. Anacleto, que na época era secretário de Educação, explica que a ideia inicial era de começar pela aplicação do programa Um Computador por Aluno.

 

 

 

Quando retornamos de Piraí, percebemos que não adiantaria termos um computador por aluno, se os professores não estivessem preparados e se cada um dos educadores não tivesse o seu computador. Por isso, começamos pela criação do NTM, para primeiro formar e preparar os professores. No segundo passo implantamos o programa Um Computador por Professor, para aí sim, concretizarmos o Um Computador por Aluno, para cerca de 4 mil estudantes”, disse Anacleto.