Prefeitura Municipal de Erechim - Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai será debatido em seminário
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8681/parque-cientfico-e-tecnolgico-do-alto-uruguai-ser-debatido-em-seminrio

04/07/2014

Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai será debatido em seminário

Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai será debatido em seminário
Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai será debatido em seminário

           Com o intuito de consolidar a região do Alto Uruguai gaúcho como polo inovador e tecnológico do Estado, está em debate a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai. Para isso um seminário organizado pela Prefeitura Municipal, URI-Campus de Erechim e Amau será realizado no dia 15 de julho em Erechim, às 14 horas, na URI. 

            A mobilização para a realização do evento está acontecendo com visitas e entregas de convites às diversas entidades e instituições públicas e privadas, bem como para lideranças empresariais e de trabalhadores. Assim, na manhã desta quarta-feira,  (2) estiveram reunidos na Secretaria de Coordenação e Planejamento os secretários Anacleto Zanella (Coordenação e Planejamento), Jaime Basso (adjunto de Coordenação e Planejamento), Dolores Golin (Cidadania), Janiquele Dalla Vécchia (Adjunta de Cidadania), Alderi Oldra (Educação), Tales Magnabosco (Adjunto de Desenvolvimento Econômico), bem como Laércio Sponchiado (15ª CRE),  Elisabete Zanin (Diretora de Pesquisa e Extensão da URI), Ediane Favretto (gestora do Pronatec da URI) e Julio Brancher (coordenador do Centro de Extensão da URI).

            A Região Norte do RS já tem um Polo Tecnológico em funcionamento. Localizado na URI, o espaço vem se consolidando com projetos de pesquisa e ações inovadoras nas áreas de agropecuária, tecnologia de alimentos, desenvolvimento industrial, energia e meio ambiente. O Parque Tecnológico, no entanto, possibilitará novas etapas no processo de inovação das empresas da região, agregando processo de pesquisa  e desenvolvimento de tecnologias para o desenvolvimento regional.

            Para o secretário Anacleto Zanella, o credenciamento da URI para ser a instituição gestora e a implantação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai vem atender a uma demanda importante do mundo do trabalho, que atualmente é cada vez mais competitivo. “Para isso, as empresas, nos mais diversos setores, precisam desenvolver novos produtos. Nesse processo, o poder público deve fomentar e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias. A implantação do Parque Científico e Tecnológico será um grande passo”, observou.

            O professor Júlio Brancher, coordenador do Centro de Extensão da URI - Campus Erechim e Gestor do Parque, destacou que o seminário servirá para que a Região Alto Uruguai conheça experiências de outros parques tecnológicos já criados no Estado. Destaca que esse debate servirá de base para a elaboração do Plano Estratégico do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai gaúcho, pois os Parques são ambientes propícios ao desenvolvimento tecnológico, dotados de infraestrutura adequada e que atuam em sinergia entre o poder público, meio empresarial e acadêmico.