Prefeitura Municipal de Erechim - História do casamento em Erechim apresentada no projeto Divulgando Monografias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/867/histria-do-casamento-em-erechim-apresentada-no-projeto-divulgando-monografias

07/08/2007

História do casamento em Erechim apresentada no projeto Divulgando Monografias

História do casamento em Erechim apresentada no projeto Divulgando Monografias

História do casamento em Erechim apresentada no projeto Divulgando Monografias
História do casamento em Erechim apresentada no projeto Divulgando Monografias
    Foi apresentada na manhã de hoje (07), no auditório do Castelinho, dentro do projeto Divulgando Monografias, o trabalho de Jordana Farina Putti, “Colcha de Retalhos: Alinhavando o imaginário do casamento em Erechim”.    
    Jordana salientou que ao estudar a história do casamento na cidade de Erechim, buscou verificar as mudanças ocorridas no matrimônio e as possíveis explicações para a diminuição dos mesmos na Igreja Católica. “O casamento passou por um processo histórico bastante polêmico, pelo fato de que inicialmente não era aceito como sacramento, mesmo sendo considerado abençoado por Deus. Entretanto a relação entre homens e mulheres aumentava, e desta forma surgiu à necessidade de regulamentar estas uniões, sendo posteriormente reconhecido como sacramento pela Igreja Católica, ganhando prestígio na sociedade. Todos os povos encontraram um ritual e uma prática matrimonial, havendo sempre um modo exclusivo de celebrar o matrimônio, que corresponde à índole natural das pessoas e da sexualidade humana”.
    A acadêmica disse ainda que buscou compreender os diferentes papéis assumidos pelo casamento durante essa trajetória em diferentes povos, cada um localizado em tempos históricos distintos. “Nesse estudo, será dada maior ênfase às mulheres, pois é em torno delas que o cerimonial do casamento se processa, principalmente na concepção dos valores identificados em cada cultura. Para a realização deste estudo, foi necessária uma busca detalhada no cenário em que o casamento estava inserido, especialmente no Ocidente Cristão, mais particularmente à história do Brasil, desde o período colonial até as concepções contemporâneas. A pesquisa foi restrita ao casamento realizado na Igreja Católica. Para construir o imaginário pertencente a este estudo, além de utilizarmos fontes bibliográficas, usamos também fontes orais, imprescindíveis para conhecer e reconstituir as memórias, que dialogam com estas mudanças”.