Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim alerta para situação de risco no interior
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8649/governo-de-erechim-alerta-para-situao-de-risco-no-interior

27/06/2014

Governo de Erechim alerta para situação de risco no interior

 

Secretários pedem que pessoas evitem estradas que apresentem perigo

 

 

 

 

 

O forte volume de chuvas nos últimos dias, que seguiu durante toda esta quinta-feira (26), faz com que a prefeitura fique em sinal de alerta em relação às comunidades do interior. Muitas estradas estão interrompidas devido a rios que estão passando por cima das pontes e as comunidades sofrem com alagamentos. Os secretários municipais de Agricultura, Luis Parise, e de Educação, Alderi Oldra, pedem que as pessoas evitem passar por lugares que apresentem muito perigo.

 

 

 

“Para as escolas nós estamos fazendo o transporte com os ônibus e com vans. Em locais sem situação de risco, ele está ocorrendo normalmente. Mas em pontos em que há indícios de risco, águas passando por cima de pontes ou estradas muito alagadas, nós orientamos para que não seja feito e também pedimos para os pais para que os estudantes fiquem em casa”, disse Oldra.

 

 

 

Durante todo o dia, equipes da Secretaria de Agricultura andaram pelo interior para fazer levantamento da situação. O técnico agrícola Tobias Biasi, que esteve nas comunidades nas saídas para Áurea e para Gaurama afirma que em muitos locais não foi possível passar. “Em pelo menos seis estradas, as pontes estavam interditadas, com rios passando por cima”, declarou.

 

 

 

O secretário de Agricultura afirma que os estragos foram consideráveis e que em muitos pontos há barro devido ao acúmulo de água. Depois que as chuvas passarem, a previsão é de que em bastante trechos haverá pedras na estrada. Muito serviço precisará ser refeito, lamenta.

 

 

 

“Nós trabalhamos constantemente nas estradas. Mas quando chove é assim, temos que refazer muito do que já fizemos. A água passa por cima e aonde não empoça, acaba lavando a terra e deixando as pedras à vista. Ainda mais no volume que estamos tendo essa semana, a situação se agrava. Andamos pelo interior e há muitos locais interrompidos, e bastante alagamento”, contou.

 

 

 

Segundo Parise, há muitos trechos em que os problemas poderiam ser evitados se fossem construídas valas nas bordas das estradas.“Há locais em que as cercas das propriedades estreitam as estradas, ou que as plantações avançam sobre a via. Então, para construir as valas ou realizar alargamentos, amenizando prejuízos de dias chuvosos como hoje, precisamos que os proprietários deem permissão”, aponta.