Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura vai ter novo passeio com acessibilidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8635/prefeitura-vai-ter-novo-passeio-com-acessibilidade

24/06/2014

Prefeitura vai ter novo passeio com acessibilidade

Prefeitura vai ter novo passeio com acessibilidade

 

Prédio vai ter ladrilho histórico com piso tátil, rampas e paraciclos

 

 

 

 

 

A prefeitura de Erechim vai receber um passeio novo no entorno do prédio na Praça da Bandeira e no seu anexo, na rua Comandante Salomoni. A obra vai seguir todo o regramento do novo decreto para a construção dos passeios, que está valendo desde o início deste mês. A nova calçada será construída com o ladrilho hidráulico, que faz parte do patrimônio histórico do município, e terá rampas de acesso para cadeirantes e pisos táteis para orientação de deficientes visuais.

 

 

 

Além da estrutura do passeio, a prefeitura irá instalar também paraciclos, para que as pessoas possam deixar suas bicicletas. A licitação para contratar a empresa que irá realizar o serviço já está em andamento. A obra tem o valor estimado em cerca de R$ 200 mil.

 

 

 

O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, afirma que a prefeitura irá dar o exemplo na construção de uma cidade acessível para todos. No Programa Passeio para as Pessoas, que ainda depende de avaliação no Conselho das Cidades e de aprovação na Câmara de Vereadores para ter validade, a cobrança para a construção das calçadas será feita por etapas. Serão definidos trechos com as quadras em que os passeios terão intervenção.

 

 

 

“Além de, por etapas, a prefeitura já ir fazendo os seus, como é o caso de sua sede, em todos os demais trechos em que houver a otimização dos passeios, a prefeitura será a primeira a fazer. Vamos cobrar que as pessoas façam, mas vamos dar o exemplo fazendo os nossos”, garantiu o secretário.

 

 

 

A prefeitura está também com o andamento de licitação para mais 3 mil metros de passeio de bloco intertravado. O material será usado para executar calçadas do poder público e também para construir passeios que os proprietários não fizerem após vencer todos os prazos de notificação. Nos casos em que a prefeitura construir passeios, o valor será cobrado posteriormente do proprietário.

 

 

 

O Programa Passeios para as Pessoas é realizado em conjunto entre as secretarias de Coordenação e Planejamento, de Obras e de Meio Ambiente. O texto completo do decreto com as regras dos passeios – que já está valendo - pode ser visto na página da prefeitura, em www.pmerechim.rs.gov.br. Ele está na aba Governo, na opção Legislação. No campo de busca é preciso colocar o número 4.043 (com o ponto) e o ano de 2014.