Prefeitura Municipal de Erechim - Tratamento de gengivas é destaque entre especialidades do CEO de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8616/tratamento-de-gengivas--destaque-entre-especialidades-do-ceo-de-erechim

17/06/2014

Tratamento de gengivas é destaque entre especialidades do CEO de Erechim

Tratamento de gengivas é destaque entre especialidades do CEO de Erechim

Serviços são oferecidos gratuitamente para a população, com encaminhamentos realizados através das UBSs

O Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, implantado numa parceria entre Governo Municipal, Governo Federal e URI – Campus de Erechim, foi inaugurado em janeiro deste ano como um novo serviço gratuito de odontologia no município. No local, desde então, são oferecidos até 255 procedimentos odontológicos por mês para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

As especialidades oferecidas pelo CEO são diversas. Entre elas, além do tratamento de canal e das pequenas cirurgias orais, o gerente do CEO e cirurgião dentista, Alex Sass, destaca a oportunidade da população realizar gratuitamente, pela primeira vez no município, tratamentos de periodontia, que são os males que acometem as gengivas.

Sass explica que pacientes idosos, fumantes e portadores de doenças sistêmicas estão entre os mais acometidos por esses males. O tratamento das doenças da gengiva geralmente consiste de procedimentos de raspagem periodontal, podendo envolver procedimentos cirúrgicos. A periodontite sem tratamento pode evoluir, causando dor e até a perda dos dentes. Para realizar o tratamento, ele ressalta que o paciente deve procurar a UBS de sua referência, onde o cirurgião dentista da unidade avaliará a necessidade de encaminhamento para o CEO ou não.
Segundo Alex Sass, a inclusão de tratamento especializado em periodontia vem a complementar os tratamentos oferecidos nas UBS. “As especialidades incluídas no CEO obedecem critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Segundo levantamento epidemiológico realizado em 2003 – SB 2003, a Periodontia é uma das áreas em saúde bucal a qual a população brasileira mas carece de tratamento.”

Saiba mais sobre o CEO   

O CEO está situado no 4º andar da URICEPP. Com este serviço, o curso de odontologia da URI – Campus Erechim fornece atendimento odontológico a população tanto no CEO, realizado por especialistas e alunos da instituição, quanto na Clínica Escola, onde os procedimentos são realizados somente por alunos, com supervisão de professores.

A oferta do serviço ocorre exclusivamente para usuários SUS encaminhados pela rede municipal de saúde ou de parcerias que o serviço tem firmado, como o realizado com a APAE, que realiza encaminhamentos para atendimento de pacientes especiais.