Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Jaguaretê pode entrar na agenda dos deputados
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8611/escola-jaguaret-pode-entrar-na-agenda-dos-deputados

16/06/2014

Escola Jaguaretê pode entrar na agenda dos deputados

Escola Jaguaretê pode entrar na agenda dos deputados
Escola Jaguaretê pode entrar na agenda dos deputados

 

Tortelli quer trazer Comissão Parlamentar para conhecer educação integral no campo

 

 

 

 

 

 

 

A primeira escola do Rio Grande do Sul a ter educação no campo em tempo integral pode ter uma audiência pública com a Comissão Parlamentar da Educação da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Altemir Tortelli pretende trazer os parlamentares para Erechim, para conhecer a Escola Municipal Jaguaretê. “Escolas como essa têm que se multiplicar em todo o estado”, justifica o deputado. De acordo com Tortelli, a proposta é de trazer a comissão até o mês de julho.

 

 

 

O parlamentar entende que escolas no campo com educação integral podem ser uma importante ferramenta para no futuro reverter o processo de êxodo rural. Ele aponta que hoje 70% dos alimentos que vão à mesa da população são de origem da agricultura familiar.

 

 

 

“Com a educação em tempo integral, com disciplinas que ensinam a inovar e a buscar alternativas para a vida no campo, os estudantes poderão perceber que seguir nas propriedades familiares pode ser vantajoso e que há perspectiva de crescimento no campo. Hoje muitos vão embora devido aos atrativos das cidades, o que no futuro pode trazer um grande prejuízo à população, com a falta de quem produza alimentos”, argumenta Tortelli.

 

 

 

A Escola Jaguaretê oferece, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal, atividades diferenciadas no turno inverso ao ensino tradicional. Por ser no campo, diferente das escolas que têm o programa na cidade, a Jaguaretê tem disciplinas voltadas às práticas rurais, como agroecologia e conhecimentos científicos que envolvem a área. Os estudantes também praticam natação, participam de oficinas culturais, tem aulas de música, dança, informática, entre outras.

 

 

 

A diretora de educação integral, da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Wrublewski, destaca a implantação no campo. “Com a educação integral no campo há mudança de conceitos no meio rural. A Secretaria de Educação implantou o programa após reuniões com as famílias e hoje, segundo pesquisas feitas com as 70 famílias do Jaguaretê, temos aprovação de mais de 90%.”

 

 

 

Segundo Tortelli, para que os parlamentares conheçam a experiência, falta ainda agendar a data e confirmar o distrito de Jaguaretê como local. “A preferência é de que a audiência ocorra na comunidade, porque é mais fácil levar as pessoas até o local aonde a experiência ocorre do que levar a experiência até a capital”, declarou.